27.7.10

Greenvision lança videoclipe da banda Macaco Bong gravado no Bolonha

Fotos de Renato Reis

Bastaram duas noites no Palacete Bolonha e muito trabalho para que a obra saísse... impecável. O novo videoclipe “Shift”, da banda Macaco Bong já está no ar, no Youtube, e na MTV Brasil.

A direção é de Priscilla Brasil, da Greenvision, produtora responsável também por outros trabalhos nacionais como “Japan Pop Show” (Curumin - SP) e “Come to Me” (de Daniel Peixoto, ex-Montage - CE).

Embora, tenha também um forte foco no cinema documental, vem se revelando uma das produtoras promissoras nesta área do curta musical. Já lançou outros videoclipes, como “Devorados” e “Vela”, da banda paraense Madame Saatan e possui planos futuros para as bandas Pata de Elefante (RS) e Móveis Coloniais de Acaju (DF).

Realizado no final ano passado, em Belém do Pará, o videoclipe Shift só foi finalizado agora porque Priscilla ainda está produzindo o DVD da banda.

Gravado em BH, já em fase de pós-produção, ele será lançado dentro de poucas semanas. É o primeiro DVD da Greenvision.

A Macaco Bong, banda vinda da terra do poeta Manoel de Barros, Cuiabá- MT, aportou por aqui em 2007, num Festival da Se Rasgum, com um show surpreendente, diga-se, mistura da música pop, com jazz e fusion, ganhando muitos seguidores, antes mesmo da febre do twitter.

Em novembro de 2009, quando esteve mais uma vez em Belém, veio a oportunidade para a gravação do videoclipe, há muito planejado pela diretora.

“A gente já se conhece da cena independente há um tempão. E eu sou mega fã, isso já devia ter rolado há muito tempo”, declara Priscilla.

Mas tudo precisou ser feito com muita vontade e talento para alcançar o resultado de qualidade que se vê no videoclipe. “A gente deu um jeito, por que grana, como sempre, não teve. Precisamos nos acertar com o que tínhamos disponível”, explica.

A locação escolhida para a gravação foi um achado entre nossos casarios perdidos na cidade, o Palacete Bolonha. “Pensei em um palacete Bélle Èpoque, que criaria um contraste enorme com eles, aquela coisa pomposa e eles, cujo lema é ‘artista é igual pedreiro’. O lugar é lindo e a gente tinha era que se apropriar mais desse palacete", opina, com razão.

O Palacete Bolonha, na verdade, sempre teve uma queda pelo audiovisual.

Ao ser reinaugurado em 2004, após um longo processo de restauração, alguns de seus espaços ganharam nomes em homenagem a paraenses ligados ao audiovisual, como o Cine Acyr Castro, crítico de cinema, e a Casa Dira Paes.

Em anexo, o Memorial dos Povos, hoje também bastante esquecido, chegou a receber sessões de cinema. Mas nem só por isso Priscilla Brasil acertou em cheio na locação. É tudo aparentemente muito simples. Ela até brinca de cinema no início do clipe, onde há uma pequena atuação dos músicos.

A arquitetura do prédio, porém, de natureza tão mista quanto as criações de Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (batera) e Ney Hugo (baixo) - possui estilos neoclássico, gótico, barroco, além de decoração art noveau - é que fez com que o Bolonha se tornasse o palco perfeito para a performática pegada da banda e a direção de fotografia atenta e ágil de Gustavo Godinho.



SHIFT – Macaco Bong


Ficha Técnica

Direção: Priscilla Brasil
Direção de fotografia: Gustavo Godinho
Assistente de câmera: Brunno Regis
Maquinista: Fábio Carvalho
Produção: Lívia Condurú
Assistente de produção: Kalil Gaby e João Lemos
Figurino: Beatriz Morbach.
Fotografia Still: Renato Reis
Apoio: Prefeitura de Belém e Coletivo Megafônica







Nenhum comentário: