19.7.10

Na praia: Jeff Gardner, Victor Biglione e Ximba Uchyama no Baiacool Jazz Festival

Serão várias atrações em três dias de muita música boa na praia do Farol Velho, em Salinas.

O pianista e compositor Jeff Gardner é uma delas. Nascido em Nova, suas influências passam pelo clássico, jazz e, principalmente, pela música brasileira. Estudou com nomes lendários do universo jazzístico, entre eles, John Lewis, Don Friedman, Jaki Byard além de Nadia Boulanger (música erudita).

Este ano, o Baiacool Jazz Festival traz também na programação artistas como Ximba Uchyama, contrabaixista paulista, com mais de 20 anos de carreira, autodidata no instrumento, com influências de música brasileira e jazz.

E Victor Biglione, guitarrista argentino radicado no Brasil, que já foi integrante do conjunto A Cor do Som no início da década de 80. Mais tarde tocou ao lado de Ivan Lins, Emílio Santiago, Marcos Valle, Marina, Fátima Guedes, Sergio Mendes, Gal Costa e Wagner Tiso.

Consagrado como guitarrista principalmente de jazz e fusion, lançou o primeiro disco individual, "Victor Biglione", em 1986. Atuando também como compositor, desenvolveu trabalho ao lado do pianista Marcos Ariel, que resultou no disco "Duo Volume I" em 1994, depois do sexto disco solo de Biglione.

Tocou também ao lado de Andy Summers, ex-guitarrista do grupo The Police, e desse trabalho resultou o disco "Strings of Desire", de 1998. Além de várias participações em show e discos, compôs em 1996 a trilha sonora do filme "Como Nascem os Anjos".

Além deles, já é confirmada a participação do grupo Jazz & Pop; Larissa Wright & Cumbuca Jazz, Tony Blues, Beach Blues Trio, Adelbert Carneiro e Jungle Band. De 23 a 25 de julho, sempre a partir das 17h, oito shows de música instrumental de artistas locais e nacionais vão embalar o verão paraense.

Informações: A programação completa, dizendo quem toca em cada dia e com mais detalhes sobre a estrutura do festival em 2010, será divulgada nesta terça-feira, 21, à imprensa. Este ano, o Baiacool Jazz Festival tem patrocínio do SESC PA e apoio do Programa Bacana, Secult-PA, Fundação Tancredo Neves, Governo do Pará e Jungle Interativa. Contato para a imprensa: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: