13.8.10

IAP prorroga inscrições para Bolsa no Canadá

Edital é voltado exclusivamente para artistas visuais paraenses

Atenção artistas paraenses: o Instituto de Artes do Pará (IAP) recebe até dia 24 de agosto inscrições ao Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas, um dos principais incentivos à produção e ao intercâmbio artístico do Brasil.

O edital está disponível na sede do instituto e também na internet para download.

Por meio da bolsa, o IAP vai conceder incentivo cultural a um artista plástico, residente no Pará há pelo menos três anos, dando-lhe oportunidade de desenvolver um trabalho artístico na cidade de Quebec, Canadá, na área das artes visuais. São aceitos projetos em desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e videoarte. O artista terá à sua disposição a estrutura da Cooperativa de Ateliês Meduse (http://www.meduse.org), importante centro de pesquisa edifusão da arte contemporânea.

Os artistas interessados na Bolsa para o Canadá deverão inscrever apenas um projeto de trabalho inédito, individual, concebido e a ser desenvolvido pessoalmente em Quebec durante o período da bolsa, que vai de 1º de outubro a 1º de dezembro de 2010. O valor total do incentivo é R$ 12.000,00 (doze mil reais), destinado a custear as passagens de ida e volta e alimentação, bem como todas as despesas do projeto.

“O edital tem como prioridade a pesquisa artística e o intercâmbio com centros referenciais da produção contemporânea. A bolsa oferece oportunidade ao artista local de ampliar o horizonte de suas pesquisas a partir do contato com novas tecnologias e processos artísticos diferenciados”, explica Armando Sobral, gerente de Artes Visuais do IAP.

O convênio de cooperação cultural foi firmado em 2007 e começou no ano seguinte, com a vinda da artista canadense Helene Lord e a ida da fotógrafa paraense Maria Christina. Em 2009, veio a Belém a artista Allison Moore, enquanto a fotógrafa Nailana Thiely foi para Quebec. O intercâmbio teve desdobramentos, como a exposição “Traçado das Horas”, de Helene Lord, no Laboratório das Artes do IAP.

Este ano, o IAP foi convidado a participar do Res Artis 2010, evento internacional sobre residência artística, que será realizado em outubro, no Canadá. Aproveitando a oportunidade, o IAP irá realizar a coletiva “A Gravura na Amazônia”, com curadoria de Armando Sobral e participação de seis artistas paraenses, na Galeria Engramme, em Quebec, ligada à Cooperativa Meduse.

Serviço
Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas. Inscrições até dia 24/08, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré), de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h. Demais informações sobre regulamento, formatação do projeto, documentação, assim como a ficha de inscrição, estão no edital, que pode ser baixado AQUI. Mais informações: 4006-2910/ 2911/ 2912.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IAP

Nenhum comentário: