25.8.10

No Bocaiúva Café: show para celebrar encontro da música com a poesia

Fotos: Ana Flor

O livro “Retruque”, do poeta Paulo Vieira, que traz encartado o CD “Retoque”, de Henry Burnett e Banda Clepsidra, acaba de ser lançado também em Santarém e em Goiânia

E neste sábado, 28, depois da apresentação no Teatro Margarida Schivasappa, no mês de julho, o show de lançamento do Livro/CD “Retruque/Retoque” volta à cena em Belém, desta vez, no Bocaiúva Café.

É o mesmo show, só que “mais pop e mais porrada, pedra!”, como define o cantor e compositor, Henry Burnett, que musicou, no CD Retoque, junto a banda Clepsidra, 12 poemas do livro “Retruque”, de Paulo Vieira, produzido a partir do Prêmio Criação Literária da Funarte.

A intenção no Bocaiúva é fazer um show que traga para o público o lado mais dançante do CD, assim como momentos mais instigantes, a partir das leituras dos poemas, que serão todas feitas ao vivo e a cores pelo poeta.

O projeto tem, de um lado, Paulo Vieira, um poeta acima de tudo, mas engenheiro florestal com mestrado sobre o cotidiano de vida na floresta amazônica. Do outro, Henry Burnett, músico e pós-doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), compositor que tem na música um exercício de pesquisa e educação.

Além deles, no meio e na base de tudo, a banda Clepsidra. Formada pelos músicos Renato Torres (violão e guitarra), Maurício Panzera (baixo) e Arthur Kunz (bateria), privilegia a experimentação e entra no projeto como uma grande parceira. “Vamos incluir no repertório, as músicas ‘Comum Acordo’, ‘Dentro da Madrugada’ e ‘Balanço de Onda’”, avisa Henry.

O livro Retruque e o CD Retoque, juntos, são uma obra inteira, que traz poemas, cifras das músicas, fotos de estúdio e texto de apresentação, onde Henry narra o processo de criação de Retoque. Estará disponível para venda neste sábado, 28.

Retoque, produzido pela Mundiando Music em co-produção com o selo Na Music, tem ainda participações especiais de Rodrigo Ferreira, nos efeitos eletroacústicos e teclado, e ainda Léo Chermont, na segunda guitarra. Iva Rothe fez participações vocais na gravação dos poemas "Bagagem Merencória" e "Guamargo".

O projeto vem percorrendo outros palcos. Nesta última quarta-feira, 25, foi lançado em Santarém, à beira do Tapajós, como Paulo Vieira já havia previsto em entrevista aqui mesmo. Foi mostrado em Goiânia-GO, por Henry, na sexta-feira, dia 20.

Isso tudo na base da carreira solo, o que não acontecerá neste sábado, no Bocaiúva, quando poeta e compositor se reencontram com a banda Clepsidra novamente. No domingo, 29, eles ainda participarão da programação da Feira do Livro, às 17h30, no Hangar, em uma versão mais light.

Serviço
Show Retruque/Retoque, neste sábado, 22h30, no Bocaiúva Café - Trav. Quintino Bocaiúva, 1086. Mais informações 3241.5928/8134-7719/e-mail: bocaiuva.contato@gmail.com. Ingresso R$ 10,00, ou R$ 5,00, meia entrada.

Nenhum comentário: