17.9.10

Miguel Miguel é um marco na história da televisão paraense

Lançamento da minissérie traz filhos de Haroldo Maranhão a Belém e junto com eles, além da emoção de ver a obra do pai no telão de cinema, 10 textos inéditos do autor, a serem publicados. Quem se habilita?

Uma das mais importantes obras do escritor paraense Haroldo Maranhão, a novela “Miguel Miguel”, foi transformada em minissérie e já tem estreia marcada, para 25 de setembro, na Tv Cultura do Pará (20h).

A iniciativa é inédita na história da televisão paraense. O público terá oportunidade de ver uma parte da obra, antes da exibição na TV. "Vamos exibir um making of feito pela TV Cultura, o primeiro episódio e um trailer da série", informa Roger Elarrat, diretor da minissérie.

A programação acontece, nesta sexta-feira, 17, se for ao seu lançamento, a partir das 19h, no Teatro Estação Gasômetro. A entrada é franca, mas será preciso retirar o convite na bilheteria.

Mas o elenco, a equipe técnica e alguns convidados já viram e aprovaram o resultado, na íntegra, em uma sessão especial, realizada, na última segunda, 13, com presença de Ivone e Haroldo Paulo Maranhão, filhos do autor paraense.

O trabalho surpreende o espectador do começo ao fim. Logo na abertura sentimos a força de uma abertura em animação no traço de Otoniel Oliveira, e embalada pela belíssima trilha original de Leonardo Venturieri.

Roger foi muito cuidadoso em cada detalhe. É possível, inclusive, acompanhar muito do que foi este trabalho, através do blog Miguel Miguel.

Haroldo Paulo Maranhão, filho do autor de "Miguel Miguel", falou emocionado logo após a exibição especial do filme. “O grande sonho dele era ver uma obra sua adaptada para um filme ou para televisão. Se meu pai estivesse aqui, com certeza ele ia adorar”, disse. Estava impressionado e disse viu detalhes que em muito lembraram o cotidiano de Haroldo Maranhão.

“A arrumação do escritório do Varão é exatamente da mesma forma que meu pai guardava as coisas dele”, disse para depois admirar-se de detalhes “engraçados”, exemplificando com o hábito que o personagem Varão tinha de, ao abrir o jornal, ir direto à página dos obtuários. “Era exatamente o que meu pai fazia. Ele cortava algumas coisas engraçadas e colava exatamente como o Varão”.

Quando o escritor Haroldo Maranhão esteve pela última vez, em Belém, no ano de 2001, seu acervo estava sendo adquirido pela Vale e doado à Biblioteca Pública Estadual Arthur Vianna.

É lá que estão os cerca de cinco mil volumes que lhe pertenciam. Há livros de Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e João Cabral de Melo Neto, Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Joaquim Nabuco, José Veríssimo e Inglês de Sousa.

Com uma biblioteca assim, quem diria que ele também gostava de ler obtuários. Engraçado. Haroldo sabia mais sobre Varão do que podíamos imaginar, há um ano, entre julho e agosto, quando as gravações estavam acontecendo.

O resultado disso, somado a competência técnica de toda a equipe, foi traduzido como “um ótimo trabalho”.

A adaptação e direção de Roger Elarrat mexeu com a estrutura narrativa da novela, no livro, mas não perdeu nada de essencial para o necessário mergulho na história de um homem que, lendo obituários, constata a morte do mesmo amigo, duas vezes.

“Miguel Miguel”, a minissérie, traz no melhor estilo do realismo fantástico, uma trama que mescla humor e tensão, esta reforçada esteticamente na direção de fotografia de Carlos Ebert e na arte, de Bóris Knez, além da atuação de vários atores paraenses, veteranos no teatro, mas estreantes no cinema, como é o caso de Henrique da Paz, que encarna Varão de forma a envolver o espectador em sua loucura, e Yeyé Porto, que vive Úrsula, sua esposa. A química, ente os dois, deu certo e com a direção de Adriano Barroso, deu forma e consistência às personagens criadas por Haroldo Maranhão.

Também fazem parte do elenco, os atores Paulo Marat, Salustiano Vilhena, Astréia Lucena, Olinda Charone, Ailson Braga e Ana Lobato, que completam o círculo de amizade do casal.

Há ainda participações especiais de Adriano Barroso, que também preparou o elenco; de Cláudio Barradas, que traz longa carreira no teatro, e que também já havia feito cinema, com Líbero Luxardo (Marajó, Barreira do Mar); e do músico Nego Nelson, como Miguel. Nego viu o filme antes de viajar para o Rio de Janeiro, na semana passada, para finalizar um novo CD.

Ah, sim, Carlos Ebert faz uma ponta. Elarrat também não perdeu a oportunidade Hitchikockiana. Preste atenção nos últimos momentos da minissérie e vai vê-los como garçons de um Café, espaço derradeiro do último encontro entre Varão e Miguel. Na verdade, o filme traça certa cumplicidade com a equipe que, em vários momentos, se juntou à figuração nas cenas do cemitério, durante o primeiro enterro de Miguel.

Inéditos - Haroldo Maranhão morreu em 2004, no Rio de Janeiro, capital, onde morava há mais de 30. Além de “Miguel Miguel” (1992), deixou inúmeras obras lançadas, como “Rio de Raivas” (1987), “Cabelos no Coração” (1990) e “Memorial do Fim”, entre outros.

Escrevia muito, por isso não é de se estranhar que tenha deixado tantos textos na gaveta. Durante toda esta semana, os filhos de Haroldo Maranhão estiveram fazendo contatos em Belém, a fim de encontrar interessados em editar nada menos que 10 trabalhos inéditos do pai, entre contos, crônicas e romances.

“Todos têm a qualidade, reconhecida, de suas obras anteriores. Estamos procurando uma editora séria”, diz Ivone. Há quarenta anos fora de Belém, ela e o irmão também estarão no lançamento desta noite de sexta, 17. Ela diz ainda que também ficou emocionada com o resultado do trabalho com Miguel Miguel e que gostaria de ver outras obras do pai no cinema, caso haja interesse de algum cineasta. Roger e Adriano, aliás, receberam deles um conto, quem sabe...

Há quarenta anos longe daqui, Ivone diz que o contato pessoal com a equipe foi muito bom. “Estamos contentes em ver Miguel Miguel no cinema e rever a terra de nosso pai, minha também porque aqui nasci, e visitar amigos e parentes”.

Na foto ao lado, último dia de filmagem. Ebert, comemora!

“Miguel Miguel” é uma obra televisiva realizada através do edital de minisséries das Emissoras Funtelpa, lançado em 2009, contemplando dois projetos. O projeto de adaptação do livro de Haroldo Maranhão feito por Roger Elarrat e produzido pela Digital Produções foi o primeiro colocado.

Em segundo ficou “Vida de Cão”, de Walerio Duarte, baseado em contos do escritor Ildefonso Guimarães.

Este ainda não produzido, ganhou a promessa da Funtelpa de uma nova assinatura de contrato, a fim de repassar o devido prêmio de R$ 100.000,00, previsto no edital. Vamos aguardar. Enquanto isso, é ver e curtir “Miguel Miguel”, que traz cenas gravadas pela cidade de Belém, em um cemitério de Marituba e locações no casarão que pertenceu ao artista plástico Antar Rohit, na Rua Ó de Almeida.

Ebert, que tem a experiência de veterano no cinema brasileiro aposta que o filme fará uma bela trajetória. “Tenho certeza de que este trabalho vai ser projetado nacionalmente. Está tudo muito bom”, elogia.

Ficha técnica:

Direção - Roger Elarrat
1 Assistente de Direção - Célio Cavalcante Filho
2 Ass. de Direção e Making Of- José Aranud
Roteiro Adaptado da Novela Homônima de Haroldo Maranhão - Adriano Barroso e Roger Elarrat
Direção de Fotografia - Carlos Ebert, ABC.
Direção de Arte & Cenografia - Boris Knez
Trilha Sonora Original - Leonardo Venturieri
Edição de Imagem - Roberta Spindler
Edição de Som - Lozansky Benur
Produção Executiva - Fernando Penna de Carvalho
Coordenação de Produção - Francy Oliveira
Concepção de Maquiagem - Sônia Penna
Maquiagem - André Ramos
Figurino - Ézia Neves
Costureira - Telma Lima
Som Direto - Mário Ribeiro
Continuísta - Luciana Medeiros
Assistente de Continuísta - Luciano Lira
Preparador de Elenco e Casting- Adriano Barroso
Coordenação de Arte - Teo Mesquita
Produção de Objetos - Nairy Sidrim
Cenotécnicos - Jorge Luis da Silva Matos, Jorge Luis Pereira Amador e Rubem Aragão.
Pintor de lisos - Jorge Luis da Silva Matos
Pintor de Arte - Boris Knez e Rubem Aragão
Impressos de Arte - Wilson Mendes e Deborah Aguiar
Platô & Contra-regra - Teo Mesquita e Carol Magno
Operador de Câmera - Anderson Batista/Daniel Pamplona
Fotografia Still - Marcelo Lelis
Abertura/Animação - Otoniel Oliveira

Elenco: Varão: Henrique da Paz; Úrsula: Yeyé Porto; Miguela Pompeu: Olinda Charone;
Miguel dos Arcanos: Nêgo Nelson; Dona Walkíria: Astrea Lucena; Doutor Mário: Ailson Braga; Seu Paulinho: Salustiano Vilhena; Júlio: Paulo Marat; Catarina: Ana Lobato; Redator de Obituários: Adriano Barroso; Padre: Cláudio Barradas; Fotógrafo de Velório: Marcelo Lelis; Jonas: Paulo Porto; Waldir: Carlos Ebert.

Nenhum comentário: