16.9.10

Polichinello lança revista n. 12 com textos de Maria Lúcia Medeiros e Edson Coelho

Esta semana está fervendo de programações culturais de qualidade em Belém.

Entre outras coisas, que tentaremos filtrar aqui no Holofote Virtual, nesta sexta-feira, 17, haverá o lançamento da revista Polichinello n. 12, cujo tema é o “Acaso, Por Acaso” e do novo livro “A Literatura e os Possíveis da Escrita Literária”, de Nilson Oliveira, também editor da revista.

A programação acontece a partir das 19h, no Instituto do Patrimônio Histórico- IPHAN – na Av. Governador José Malcher com Rui Barbosa, Nº 675. De acordo com Nilson Oliveira, o tema tratado na revista não é uma investida escolástica ou conceitual. De acordo com ele não se quer definir nada.

“A questão foi perceber como o acaso afeta a literatura, ou melhor, pensar o acaso através da Literatura. O resultado foi improvável, o melhor possível. Veja só, num período de tantos imperativos: informação/ certezas, mas paradoxalmente pouquíssima criação e cada vez menos acontecimentos, o acaso torna-se o sopro que faz desabar/ desarranjado engrenagens, engendrando desconcertos, aberturas, sustos, vibrações. Desse modo, o acaso é força indeterminada, força do possível. Esse é o mote que seguimos na edição”, avisa.

Entre outros, esta edição traz Edson Coelho, com um belo poema sobre o Acaso, criado especialmente para revista. Aliás, do Edson estou lendo um livro lançado em 2005, chama-se "Amor & Sexo - Vinte e Oito Relatos", com preciosidades, garanto. Mas só estou lendo, porque o próprio me emprestou, já que a edição está esgotada. É fato que merece reedição e lançamento em grande estilo.

Mas voltando a Polichinello, esta edição também traz Karina Jucá, com um ensaio sobre a obra de Vicente Franz Cecim e Maria Lúcia Medeiros, com duas publicações, que saíram na Antologia de Contos.

“Maria Lucia é uma força presente na Polichinello, é uma escrita que estamos desde sempre ligados, que muito nos afeta”, diz Nilson.

Quanto aos demais colaboradores, são vários, vem de diversas partes: Daniel Lins (CE), Nelson de Oliveira (SP), Henri Michaux (França), Juan José Saer (Argentina), Eduardo Pellejero (Argentina), André Dick (RS), André de Aquino (PA), João Cabral de Melo Neto, Luis Heleno Montoril del Castilo (PA), John Keats, Alberto Pucheu (RJ), Sandra Mara Corazza (RS), Marcio André (RJ), Alfredo Fressia (Uruguai), Román Antopolsky (Cuba) Izabela Leal (RJ), etc, etc.

A revista Pollichinelo foi criada em 2004, objetivando engendrar um espaço de confluência entre leitura crítica e escrita literária. Publica ensaios, poemas, contos, de escritores de pouca difusão, outro mais, reativar a escrita de autores que renovaram a escrita literária, atravessando as fronteiras do regional, erigindo conexões outras para literatura. A versão impressa da Polichinello tem edição trimestral. O contato é o e-mail revista.polichinello@gmail.com. Confira mais sobre este trabalho aqui.

Nenhum comentário: