6.9.10

Ponto de Cultura Boi de Máscaras sedia projeto premiado pela Funarte

O Ponto de Cultura Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas vai sediar um dos projetos selecionados pelo Prêmio Interações Estéticas- Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, da Funarte, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura.

Intitulado “Audiovisual Odivelas”, o projeto é da jornalista e roteirista Angela Gomes', foi um dos nove selecionados na região Norte entre os 127 contemplados em todo o Brasil .

Agora, o projeto integra o programa de capacitação e realização audiovisual para jovens de 14 a 24 anos atendidos pelas ações do Ponto de Cultura Boi de Máscaras, de São Caetano de Odivelas (PA).

Durante três meses, os jovens terão diversas atividades como oficinas, palestras, rodas de conversa e exibição de filmes e documentários. As oficinas serão desenvolvidas de acordo com as diversas fases de uma produção audiovisual real, como roteiro, produção, direção, até a realização. No final do processo, os participantes irão realizar um documentário tendo o cotidiano ou a cultura local como tema.

“Um dos objetivos do projeto é despertar o interesse dos jovens pela linguagem e produção audiovisual, e assim aproximar este público das possibilidades audiovisuais como forma de expressão”, explica Angela.

De acordo com a jornalista, o projeto dará a possibilidade de esses jovens vivenciarem as etapas de uma produção, para a partir daí poderem idealizar, pensar, planejar e realizar seus próprios projetos.

“Projetos simples, mas com possibilidades concretas de execução, a partir da utilização da própria estrutura do Ponto de Cultura Boi de Máscaras”, explica.

São Caetano é um município carente de atividades culturais, educacionais e artísticas voltadas ao público jovem, que desenvolvam seu potencial criativo ou lhes ofereçam uma nova perspectiva sobre seu cotidiano.

Nesse sentido, o projeto vem somar esforços com o Ponto de Cultura dentro de uma perspectiva de inclusão cultural e social. Um dos objetivos do Prêmio Interações Estéticas é apoiar iniciativas que potencializem o Ponto de Cultura como espaço de experimentação e reflexão crítica.

Para isso privilegia projetos que desenvolvam um processo de criação associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com profissionais ou público do ponto de cultura, de forma a criar produtos finais de acordo com as demandas locais.

Segundo a Funarte, a análise das propostas ao Prêmio Interações Estéticas foi realizada por uma comissão de seleção, composta por nove membros de reconhecida idoneidade e capacidade de julgamento.

Os critérios foram: criatividade e inovação, interação e integração com a dinâmica do ponto de cultura escolhido, metodologia do trabalho e impacto social.

A proposta de Angela Gomes, que é natural de São Caetano - e que além de jornalista, é produtora cultural, roteirista e produtora de cinema e TV - , coincidiu com os objetivos do Ponto de Cultura Boi de Máscaras, na busca de estimular os jovens da comunidade a usarem a linguagem audiovisual como forma de manifestação e expressão criativa, e assim explorar a riqueza cultural que São Caetano oferece.

Nenhum comentário: