22.9.10

Sábado tem sessão de cinema na Ilha de Colares

A cidade, localizada no nordeste do estado, conhecida pelo turismo ufológico e por suas belas praias, parece que foi mordida por um “bichinho”.

Não aquele que assustava a população na década de 70 e que acabou virando tema de diversos documentários, inclusive um paraense. Estou falando do bichinho da sétima arte. A população, porém, desta vez não é a protagonista da cena. Está na platéia, em uma sessão cineclubista.

Um dos projetos aprovados pelo CineMais Cultura do MinC, o Cineclube Luiz Gama de Colares fez a sessão de estréia, em agosto deste ano.

Foram exibindos os curtas paraenses “A Onda - Festa da Pororoca" (Cassio Tavernard), "O Rapto do Peixe-Boi" (Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar), “Açaí com Jabá” (Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Valério Duarte) e, olha ele aí, o documentário a que me referi, "Chupa-Chupa, a História que Veio do Céu" (Adriano Barroso e Roger Elarat).

E de acordo com relato encontrado na blogosfera, a noite inaugural foi um sucesso cinematográfico.

Neste sábado, 25, a sessão inicia às 20h e terá na tela, o longa “Anahy de las Missiones”, filme premiadíssimo, com direção de Sérgio e Dira Paes non elenco, produção grandiosa, de 1997.

O projeto do cineclube é uma realização da Associação Beneficente Prof. Luiz Gama, com coordenação do professor e fotógrafo Eduardo Kalif, que com certeza soube dar continuidade a experiência que teve no ano passado.

Em 2009, Kalif, que conhece Colares há mais de 20 anos, trabalhou em outro projeto ligado ao audiovisual, chamado “Cinema e Meio Ambiente na Escola: Formando as COM-VIDA'S”. O objetivo foi de criar uma consciência ecológica na comunidade e discutir a linguagem audiovisual, como ferramenta pedagógica. Com a formação cineclubista do atual projeto, Kalif continua avançado nesta discussão, além de trazer uma forma de inclusão social a mais para a região, se utilizando dessa arte que tanto nos maravilha, que é o cinema.

Anahy - Em “Anahy de las Misiones” é abordado de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história do período colonial, ambientados na Revolução Farroupilha, entre 1835 e 1845, período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul (1835-1845).

Uma das lendas contadas por gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, era a de Anahy de las Misiones, mulher que errava pelos países do Prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos nas batalhas entre farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do império), recolhendo os despojos dos combates e negociando-os nos acampamentos dos soldados de ambas as facções. Saiba mais, aqui.

E se estiver em Colares no sábado, não perca a sessão. Não consegui checar o endereço exato, onde fica a associação, mas perguntando para algum morador de lá, não será difícil descobrir.

Nenhum comentário: