17.9.10

Theatro da Paz recebe Filarmônica de Minas Gerais

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta pela primeira vez na Região Norte, escolhendo para esta estreia, uma apresentação em Belém, hoje, 17, a partir das 20h30, no Theatro da Paz, reaberto esta semana ao público, depois de passar por um processo de restauro.

O roteiro, que inclui ainda a cidade de Manaus, no dia 19, faz parte da maior turnê nacional da companhia, que em 11 dias percorreu mais de cinco mil quilômetros, passando pelos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Os músicos da Filarmônica, sob a regência do diretor artístico e regente titular, maestro Fabio Mechetti, estarão no palco a partir das 20h30. Para muitos, será a oportunidade de assistir ao vivo a Filarmônica de Minas Gerais, já considerada a segunda maior do país, apesar de sua pouca idade – foi criada em fevereiro de 2008. A expectativa é mostrar o trabalho desenvolvido pela Filarmônica nos últimos dois anos e meio. A orquestra já foi aplaudida por mais de 170 mil pessoas em Minas Gerais e outros estados.

“Esse período rendeu uma resposta fenomenal em Minas Gerais e também nas turnês anteriores que realizamos em Brasília, Goiânia, Rio, São Paulo e Campos do Jordão”, exemplifica Fabio Mechetti.

“Acho importante mostrar que, a despeito das dificuldades por que a música erudita brasileira vem passando há décadas, é possível, com vontade política e competência profissional, dar saltos impressionantes em direção a uma evolução substancial da música orquestral”.

Na bagagem dos 85 músicos viajam as partituras de O Guarani: Protofonia, de Carlos Gomes, o mais conhecido músico brasileiro do século XIX; a Sinfonia n 41, “Júpiter”, de Wolfgang Amadeus Mozart; e a bela Sinfonia n 8 em Sol maior, do compositor tcheco Dvorák.

A viagem dos músicos pelo Norte é vista por Fabio Mechetti como um descobrimento mútuo. “Primeiro, um descobrimento de nossa parte em relação ao público das cidades que visitaremos. Depois, uma oportunidade da comunidade musical do Norte conhecer a mais nova Orquestra do Brasil, que vem estabelecendo uma nova referência nacional”, explica Fabio Mechetti, também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, na Flórida (EUA).

“Quisemos nos apresentar pela primeira vez para esse novo público com um repertório que fosse do agrado geral tanto dos apreciadores da música sinfônica quanto dos que a conhecem pouco. Muitos certamente poderão escutar uma orquestra sinfônica desse porte pela primeira vez. São, portanto, compositores que têm um apelo universal imediato como Mozart, Beethoven, Dvorák, e logicamente o nosso Carlos Gomes”, acrescenta o maestro.

“Creio que o público do Norte ficará tão surpreso com a qualidade e maturidade da Filarmônica, como aconteceu quando nos apresentamos na Sala São Paulo ou em Campos do Jordão. Esperamos, também, compartilhar com aqueles que nos prestigiarem momentos de grande alegria e prazer proporcionados pelo nosso trabalho”. Em Belém, a apresentação integra a programação do 4° Festival Internacional de Ópera da Amazônia.

Serviço
Apresentação única da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No Theatro da Paz, no dia 17 de setembro, às 20h30. Mais informações sobre a Filarmônica de Minas Gerais em www.filarmonica.art.br.






Nenhum comentário: