30.10.10

Dança Concerto encerra Paralelo no Forte do Presépio

Trata-se de um evento que reúne, no mesmo palco, vinte e quatro bailarinos de doze grupos de dança de Belém que dançaram no festival. 

O objetivo da apresentação é celebrar a realização do Paralelo e oferecer para o público uma mostra resumida da dança que se faz em Belém.

A idéia inicial do espetáculo era reunir os vários bailarinos e a Orquestra Sinfônica do teatro da Paz, mas a OSTP infelizmente ficou impedida de cumprir seu compromisso, o que não impedirá a apresentação dos bailarinos. A música escolhida foi A História do Soldado do compositor russo Igor Stravinsky sugerida pelo regente da OSTP, Enaldo Oliveira. A direção geral do espetáculo ficou por conta do professor e coreógrafo Paulo Paixão.

Dança Concerto ressalta diferentes estilos de dança e propõem um dialogo entre estes, tal proposta se dá através de um roteiro em que cada grupo mostra um pouco do seu trabalho e interage com os outros.

O espetáculo é composto por dez partes que seguem um esquema de improvisação estruturada. Esse modo de organizar a dança permite que os bailarinos dancem livremente seguindo indicações previamente estabelecidas pelo diretor. O trabalho foi elaborado em dez horas de ensaio que resultaram numa explosão de estilos, talento, profissionalismo e criatividade.

Dançam no espetáculo Anahy de Oliveira, Barbara Correia (2º ano do Curso Técnico em Dança da UFPA); Camila Viana e Ronilson Cruz (Cia. Ballare de Dança); Tatiane Costa e Leonardo Gutemberg (Cia. Compassos da Dança); Nyl´Lords e Wanzeler Brito (Cia. de Ballet Jaime Amaral); Ícaro Gaya e Breno Julyam (Cia. Investigação Cênica); Luiza Monteiro e Luiz Thomaz Sarmento (Cia. Moderno de Dança); Clariane Machado e Carlos Martins (Cia Municipal de Dança); Caroline Castelo e Rafael Dorn (Cia. Experimental de Dança Waldete Brito); Manuel Souza e Gilvana Santos (Etnias da Dança); Barbara Dias e Christian Perrotta (Grupo de Dança Moderno em Cena); Angélica Monteiro e Franco Salluzio (Mirai Cia. de Dança) e Suzi Guerreiro e Monike Taborda (Singular Cia. de Dança).

Serviço
O Paralelo é uma realização da APAD e SECULT, tem apoio do IAP e produção de Produtores Criativos. O espetáculo Dança Concerto acontece nos dias 29 e 30 de outubro (sexta e sábado) no Forte do Presépio às 19h30, com duração de 30 min. e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário: