22.10.10

Encontro Latino Americano com Sabor Marajoara

Nilson Chaves está em MG para falar de cultura musical amazônica.  Ao lado, o compositor na arte do ilustrador jornalista Airton Nascimento. No domingo, ele também canta, no encerramento do evento.

A Amazônia será tema de um dos debates que acontecerão neste final de semana em Minas Gerias, na cidade de Pedro Leopoldo, próxima a Belo Horizonte. É lá que está acontecendo, desde o dia 16 de outubro, o “América Latina Um Encontro Necessário”, evento que tem como meta incentivar e Escreverpromover integração entre culturas latino-americanas através das artes.
Além de mostra de cinema, shows, teatro e tantas outras manifestações artísticas, também fazem parte da programação, oficinas e mesas redondas.
No sábado, 23, será a vez de falar sobre “Amazônia Latina: Interesses e soberania”. Entre os convidados para este bate papo, está o cantor e compositor paraense Nilson Chaves, que vai conversar sobre música amazônica com um público latino, com representantes de países que fazem parte da Amazônia internacional, além do Brasil, a Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru.
“Tive a honra de ser escolhido e convidado como  representante brasileiro da Amazônia para falar sobre música. Acredito ser importante nos aproximarmos e conhecermos as culturas dos países vizinhos, além de vivenciar suas experiências, e saber sobre as dificuldades que enfrentam e que imagino, sejam bem parecidas com as nossas”, diz.

Nilson pretende abordar a música amazônica, a partir de sua experiência prática. “Tenho um contato permanente com muitos artistas da região, o que me permite entender estas dificuldades da classe de forma mais ampla. Não vou falar especificamente sobre o Pará mas sim de um todo da Amazônia,  pois é assim que sinto necessidade e tenho desejos claros de unirmos todas as diversidades rítmicas e poéticas da região, porque entendo que só assim poderemos nos fortalecer”, justifica.

Além de fazer parte dessa discussão, no encerramento de domingo, 24, Nilson se apresenta na Praça da Estação, na mesma noite em que também subirão ao palco, Chico César e o músico venezuelano José Alejandro.

“Não faremos shows juntos, pelo que sei serão três apresentações na noite, porém é provável que eu e Chico cantemos juntos como sempre acontece quando estamos no mesmo palco. Chico é um irmão de estrada e um dos grandes desse país”, afirma.

Com uma trajetória voltada às sonoridades e temas da floresta e da cultura nortista, o compositor já debateu a cultura amazônica em um evento semelhante, aqui em Belém, no ano de 2004, o I Seminário de Cultura Amazônica, que reuniu representantes vindos das cidades que fazem parte da Amazônia Legal. 

O encontro era uma prepração para a participação da Amazônia no Fórum Cultural Mundial, que aconteceu em 2005, na cidade de São Paulo. Lembro que teve participação do poeta Thiago de Melo, de representantes indígenas. Havia plenárias, discussões e programação cultural envolvendo artistas de outros estados amazônicos.

Amazônia Além de sua participação no evento, em MG, Nilson Chaves diz que as coisas estão sempre acontecendo por aqui também e conta. “Estou lançando um novo trabalho. Está chegando o DVD "Sina de Ciganos", feito junto a Vital Lima, gravado no começo desse ano em Belém”. 

“Também estou preparando um CD/DVD novo que se chamará ‘Amores`. E no começo do ano que vem estaremos gravando o novo DVD do Trilogia (Nilson Chaves, Mahrco Monteiro e Lucinnha Bastos) com o título ‘Ser do Norte’”.

Em 2011, já há mais um compromisso. Seguir em turnê, com o show do DVD "Gente da mesma Floresta". Gravado em São Paulo, este ano, teve participação de Célio Cruz, do Amazonas; Eliakin Rufino, de Roraima; Graça Gomes, do Acre; Zé Miguel, do Amapá; e Bado, de Rondônia, além de dele, pelo Pará.

É Nilson, pra segurar o pique, com certeza: muito açaí, tapioca e farinha d’água. O “tal” do sabor marajoara! Bom show, na terra dos hermanos mineiros!


Nenhum comentário: