16.10.10

Festival Paralelo de Dança segue com entrada franca no Forte do Castelo

O Paralelo° Festival de Dança do Pará segue com sua programação, esta semana, até domingo, 17, com realização da APAD – Associação de Dança do Pará, Secult e apoio do IAP – Instituto de Artes do Pará.

As apresentações desta primeira semana estão acontecendo no Forte do Castelo, à beira da baía do Guajará, com entrada franca, sempre às 19h30 e 20h30. Neste sábado apresenta-se a Cia. Ballare de Dança, que mostra o espetáculo “Paquita” e, em seguida a Cia. Moderno de Dança & Grupo Moderno em Cena mostra “A Mesa Verde e Amarela” (foto acima).

No domingo, a programação segue com mais uma apresentação da Cia. Tribos Ballet Teatro, com o espetáculo “África de Oxum”, depois a Cia. de Investigações Cênicas mostra seu novo trabalho “Homens”. A noite encerra com o espetáculo “Corações Suburbanos”, da Cia. Experimental Waldete Brito.

A trilha com músicas de Chico Buarque, compositor que bem sabe tratar do universo feminino, dá o tom do espetáculo Corações Suburbanos (foto ao lado), que traz narrativas subjetivas que vão desde o amor, a alegria, a paixão, a tristeza, o encontro e desencontro.

O elenco é formado por mulheres, personagens que buscaram em suas histórias pessoais o principal elemento indutor para a criação coreográfica. O espetáculo, criado para o anfiteatro da Praça da República, sofreu adaptações para a apresentação no projeto da APAD.

“Na cena, dança, teatro e música (capela) coexistem no tempo, e concorrem para tecer a atmosfera entre os diferentes espaços de encenação, e além disso, os objetos de cena como flores, fotografia, lenços etc, contribuem para a organização de cada significado ali impresso”, explica Waldete Brito.

Na próxima semana, de 21 a 24, serão apresentados espetáculos também no teatro da Paz. O evento seguirá, anda, de 28 a 30, incluindo apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, com participação de bailarinos das várias companhias envolvidas.

Serviço
Paraleloº - Festival de Dança do Pará. Até 30 de outubro, com apresentações de grupos de dança de Belém e a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz – OSTP, no Forte do Castelo, com apresentações às 19h30 e 20h30 (neste sábado e domingo e de 28 a 30 de outubro) e no Teatro da Paz, às 20h (quinta a domingo - de 21 a 24 de outubro). Mais informações: 91 8134.7719. Entrada franca no Forte do Castelo e no Teatro da Paz, o público paga quanto quiser.

A foto acima é de Thiago Araújo (Diário do Pará), feita na abertura, na última quinta-feira, 14. Na cena, Charles Wesley em performance circense.


Um comentário:

Paula Nadler disse...

Adorei!