20.10.10

Paraleloº leva espetáculos premiados ao Teatro da Paz e Forte do Castelo

Elementos indígenas, traços contemporâneos, performances, circo e muita inovação. É assim que as principais companhias de dança de Belém estão se mostrando e surpreendido o público do Paraleloº Festival de Dança do Pará.

O evento iniciou na quinta-feira, 14, mas esta semana, além dos espetáculos que tomam conta do palco montado no Forte do Castelo, (na foto ao lado, o grupo Etnias, no clic de Thiago Araújo) a programação se estende ao Teatro da Paz.

E o que é melhor, a entrada no Forte continua sendo franca e, no Teatro da Paz, o público paga o quanto achar que deve. Isso porque a iniciativa da Associação de Dança do Pará – APAD, tem como objetivo a formação de platéia para o novo cenário da produção de dança em Belém. O apoio é da Secult e do IAP.

Até agora, oito espetáculos já foram mostrados. Mas esta semana promete. A programação está quentíssima, recheada de espetáculos premiados. Tem participação das companhias Experimental de Dança Waldete Brito, Ana Unger, Jaime Amaral, Moderno de Dança, Experimentações Cênicas, entre outras.

Para começar, nesta quinta-feira, 21, a Cia. Ballare de Dança apresenta “Paquita”, seguida da Cia. Investigação Cênica, que mostra o novo trabalho intitulado “Homens”, no Forte do Castelo, mas que também apresentará no sábado, 23, “Tãobonitodetaofeio”, no Teatro da Paz.

Ganhador do Prêmio Klauss Vianna de Dança (Funarte/Petrobras) de 2008, o espetáculo traz no elenco, Alessandra Nogueira (Palhaços Trovadores), France Moura, Marluce Oliveira (Dramática Companhia), Natalia Simão, Ícaro Gaya, Danilo Bracchi, Milton Aires (Usina Contemporânea).

A trilha sonora é original de autoria de Leonardo Venturieri, diretor musical do espetáculo. A montagem contou com a consultoria dramaturgica de Wlad Lima, concepção de figurino e adereço de Aníbal Pacha, design de máscaras de Maurício Franco e cenografia, arte gráfica e animação (Second Life) de Nando Lima.

Trechos - Ainda na quinta, 21, no Teatro da Paz, o 2º Ano do curso técnico em dança da ETDUFPA mostra “As Palavras e as Coisas”e, em seguida, a Cia. Municipal de Dança apresenta trechos de “Formatos”, que também poderá ser visto na sexta, 22, no Forte do Castelo.

Na sexta-feira, 22, a Cia. Ana Unger marca presença, além da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, que já mostrou “Corações Suburbanos”, no domingo passado. Desta vez, será mostrado “(Des) Vestidos” (foto acima), espetáculo que já percorreu outras cidades brasileiras, e foi merecedor do Prêmio Klauss Vianna da Funarte.

“É uma poética coreográfica em dança contemporânea que parte do cerne do poema O Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade, para tecer a dramaturgia da dança”, explica a coreógrafa do grupo Waldete Brito. Na cena, o texto coreográfico cruza-se com o texto poema, porém, não se encena a literalidade do poema, mas, o modo como ele é sentido na essência da narrativa que permeia o caso do vestido.

Ao lado, a performance circo de Charles Wesley, na abertura durante a semana passada (Foto: Thiago Araújo)

“(Des)vestimos o poema de diferentes modos, e pelo movimento corporal revelamos a nossa leitura em gestos e movimentos que traduzem outros poemas que se deslocam no tempo e espaço das 11 cenas da dramaturgia geral”, explica. 


Outros destaques - Outros destaques desta semana é o novíssimo espetáculo da Cia. de Ballet Jaime Amaral, “Icamiabas”, uma coreografia inspirada na lenda amazônica da tribo das mulheres guerreiras chamadas também de Amazonas.

De acordo com a pesquisa do bailarino, essas mulheres habitavam as proximidades do rio Nhamundá, as Amazonas. A lenda conta que em noite de lua cheia, na festa dedicada a Iaci (entidade mãe de Muiraquitã – a Lua), essas guerreiras mantinham relações sexuais com homens de outra tribo, os Guacaris.

“As Icamiabas ofertavam a seus parceiros um talismã confeccionado de argila ou pedra na cor verde na forma de sapinho, o famoso Muiriquitã, que é considerado um amuleto de sorte e felicidade. Após o acasalamento todos voltavam para suas tribos revigorados”, explica Jaime.

No sábado, 23, tem Cia. Ribalta de Dança volta a se apresentar no festival, e a “Singular Cia. de Dança” estreia “Cartas de mim”. Já a Cia. Umá de Dança, que surpreendeu no primeiro dia do evento com seus “Improvises” (Na foto de Thiago Araújo, abaixo), mostrará agora o espetáculo “Madeira”.

Encerramento desta semana – No domingo, no Forte do Castelo, o público vai conferir “As Palavras e as Coisas”, do grupo do 2º Ano do curso Técnico de Dança UFPA e o “Cartas para mim”, da Singular Cia. de Dança. Já no Teatro da Paz, a Cia. Moderno de Dança mostra novamente “Reforma”, e a Mirai Cia. de Dança encerra a programação.

O Paraleloº Festival, porém, ainda não termina e na próxima semana haverá novas apresentações no Forte do Castelo. Dica imperdível é a apresentação da OSTP -Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, nos dias 29 e 30, com participação de bailarinos de todas as companhias envolvidas no festival.

PROGRAMAÇÃO

DIA 21 – QUINTA-FEIRA

Forte do Castelo
19h30 – Cia. Ballare de Dança - Paquita
20h30 –Cia. Investigação Cênica - Homens

Teatro da Paz - 20h
2º Ano do curso técnico em dança – As Palavras e as Coisa
Cia. Municipal de Dança – Trechos do Formatos

DIA 22 – SEXTA-FEIRA

Forte do Castelo
19h30 – Cia Municipal de Dança – Formatos
20h30 – Cia. Ana Unger

Teatro da Paz - 20h
Cia.Experimental de Dança Waldete Brito - (Des) Vestidos
Cia. de Ballet Jaime Amaral – Icamiabas

DIA 23 - SÁBADO

Forte do Castelo
19h30 – Cia. Ribalta de Dança
20h30 – Singular Cia. de Dança – Cartas de mim

Teatro da Paz - 20h
Cia. de Investigação Cênica - TAOBONITODETÃOFEIO
Cia. Umá de Dança – MADEIRA

DIA 24 - DOMINGO

Forte do Castelo
19h30 – 22º Ano do curso Técnico de Dança UFPA – As Palavras e as Coisas
20h30 – Singular Cia. de Dança – Cartas de mim

Teatro da Paz - 20h
Cia. Moderno de Dança - Reforma
Mirai Cia. de Dança

Nenhum comentário: