24.10.10

Paulo Paixão mostra espetáculo hoje e prepara encerramento do Paralelo

Enquanto apresenta seu espetáculo neste domingo, coreógrafo já pensa no ensaio final, nesta segunda, 25, do espetáculo “Dança Concerto” que encerra o festival nos dias 29 e 30.

Um mosaico emocionante, divertido e instigante. É assim que o professor e coreógrafo Paulo Paixão define “As Palavras e as Coisa”, espetáculo dirigido por ele para os bailarinos do 2º ano do Curso Técnico em Dança da UFPA.

A estréia aconteceu há quase um ano, em novembro de 2009, ficando em temporada no Teatro Universitário Cláudio Barradas por três semanas, sempre com casa cheia. Em abril deste ano fez nova temporada no Teatro Waldemar Henrique como parte das comemorações do Dia Internacional da Dança.

“As Palavras e as Coisas” está de volta e já foi apresentado, na última quinta-feira, 21, Teatro da Paz, dentro do Paralelo Festival de Dança do Pará. Mas neste domingo, há nova oportunidade para vê-lo, a partir das 18h30, no mesmo festival, só que desta vez em pleno por do sol, no Forte do Castelo.

Com titulo homônimo de uma das principais obras do filosofo francês Michael Foucault, o espetáculo explora a relação entre as coisas e seus nomes, dando ênfase a pessoa, a dança e a cidade.

Desenvolvido sobre certa ótica da arte contemporânea que investe num processo de criação com a participação coletiva e centra sua narrativa na singularidade dos interpretes.

As Palavras e as Coisas dispensa uma estrutura de encenação linear e opta por uma postura estética política que aposta na inovação da linguagem e pressupõem uma re-elaboração do sensível da audiência.

A idéia para criar esse espetáculo surgiu a partir do encontro com a turma do Curso Técnico em Dança, na época com 22 alunos, que tinham formações de diferentes estilos e gêneros de dança. A palavra dança se desdobrava em muitas danças diferentes, não se referia a uma única coisa”, explica Paulo Paixão.

De acordo com ele, a pesquisa para criar o espetáculo durou três meses e consistiu em experimentar o quanto se poderia desdobrar o sentido da palavra dança. “O mesmo aconteceu com cada bailarino, tentamos encontrar contradições entre sua auto-imagem e seu jeito de ser e assim também com a cidade, contrastando a exuberância da arquitetura e vegetação com a realidade nua das ruas”, diz o coreógrafo.

Paulo conta que o Curso Técnico tem um público bem específico, alunos que não podem pagar aulas numa escola de dança particular. “E isso é muito determinante para os resultados, em minha percepção o Técnico é o primeiro passo para o aluno entender a dança como uma prática profissional e como uma área de conhecimento”, acredita.

Para ele a dança contemporânea só tem crescido em Belém. Paulo Paixão, que é baiano, chegou aqui há 12 anos. “Naquela época quase não havia espetáculos inteiros de dança, hoje existem grupos consolidados fazendo história que já tem 10 anos”.

No entanto ele percebe que deve haver mais investimento no setor, como na formação, pesquisa acadêmica, registro histórico, produção, criação, intercâmbios, residências artísticas, circulação dos produtos na cidade, no estado e no país e etc. 

Espetáculo final - O coreógrafo Paulo Paixão é quem está assinando a montagem do espetáculo “Concerto e Dança”, que será apresentado nos dois últimos dias do Paralelo Festival de Dança, nos dias 29 e 30, no Forte do Castelo.

Unindo a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e bailarinos de várias das companhias que estão participando do Paralelo, será um espetáculo de improvisação, mas bem estruturado.

“Eu inventei uma estrutura de acordo com a música de Stravinsky e o grupo, de excelentes bailarinos faz o espetáculo, ao todo 22 bailarinos, que trabalharão com as diferentes linguagens, dando espaço para que cada dois bailarinos das diferentes cias mostrem um pouco de seu trabalho. O próximo ensaio será nesta segunda-feira, 25, às 19h, no Instituto de Artes do Pará.

Serviço
O Paralelo Festival de Dança do Pará faz suas últimas apresentações desta semana para ser retomado na outra quinta-feira, 28. Neste domingo, no Forte do Castelo, a partir das 18h30, “As Palavras e as Coisas”, seguido de “Cartas de Mim”, da "Singular Cia. de Dança”. Entrada franca. No Teatro da Paz, pague quanto quiser para ver ”Reforma”, da Cia. Moderno de Dança e a Mirai Cia. de Dança, a partir das 20h. 

Nenhum comentário: