22.11.10

Invento estreia nesta terça-feira em novo espaço para criação artística em Belém

O show Invento, que estreia nesta terça-feira, 23, no Espaço Reator, novo reduto da criação artística em Belém, traz a cantora Sonia Nascimento de volta à cena, desta vez em carreira solo, mas acompanhada pelos mesmos parceiros com quem nos anos 90 formava as bandas Florbella Spanka e Jardim Elétrico, Renato Torres (Voz e vilões de aço e nylon) e Rubens Stanislaw (Voz e Baixo), além de Diego Xavier (Voz, Bandolim e percussão).

“Estes parceiros nunca deixaram de ser parceiros e amigos. Não me via, a princípio, sendo acompanhada por outros músicos. 

Renato e Rubens sabem exatamente as minha dificuldades e qualidades, e como tirar o melhor de mim, então para um retorno tinha que ser com eles. Também não posso de deixar de falar do Nando Lima e do Léo Bitar. Nando sempre esteve com a gente na época do Florbella e o Léo selecionou a maioria das músicas do repertório”, explica a cantora.

Ansiosa com a estreia, Sonia teme que não as pessoas não lembrem mais dela. Ledo engano, pois há toda uma geração que frequentava o extinto bar Go-Fish e que nunca esqueceu as noites em que as bandas Jardim Elétrico e Florbella Spanka se apresentavam com seu estilo, fazendo a diferença no cenário musical da época.

“Tocávamos uma "MPB eletrificada", mandando versões pop e rock'n'roll para clássicos da MPB, além de passear pelo rock de Rita Lee, o brega de Alípio Martins e as esquisitices de André Abujamra e Bocato eram presentes no repertório”, lembra Renato Torres.

“Por vezes a banda antecipava alguns "achados" fonográficos e fez uma versão de "A Menina Dança" dos Novos Baianos antes de Marisa Monte em "Barulhinho Bom", e "redescobriu" em seu repertório coisas como "Mundo Deserto" de Roberto e Erasmo, e "Dia de Santo Reis", de Tim Maia, muito antes da mania lançada pela biografia de Nelson Mota. Quando estávamos chegando na fase de compor material próprio, a banda terminou, Sônia se casou, e depois se mudou pro Rio de Janeiro, daí seguiu-se um longo hiato de mais de uma década”, diz o músico.

Contemplado pelo Edital Prêmio Secult de Música (2009), “Invento” é o primeiro ato de um projeto mais extenso intitulado Sopro dos Ventos, que tem como objetivo a gravação de um CD, além da circulação do show, através de patrocínios obtidos com leis de incentivo.

Será oportunidade para rever estes artistas juntos novamente, além de se atualizar com o trabalho desta cantora de voz contagiante. 

Trata-se de um espetáculo de possibilidades rítmicas e visuais. Por isso, Sônia pede ao público que deixe sua mente livre das lembranças do passado, pois, verão uma nova cantora, no entanto continua carregando as mesmas teorias.

“Canto o que gosto sem preconceito, o que me emociona. Canto por ser feliz e fazer as pessoas pelo menos naquele momento sentirem-se felizes”, afirma.

“O show está muito bonito. É bem diferente do que nós fazíamos, tem um novo formato, a começar pela banda, já que só serão utilizados instrumentos de corda e percussão. Vou cantar José Miguel Wisnik, Maurício Pereira, Nei Lisboa, Paulinho Moska, Dulce Quental, Zeca Baleiro e Fagner, Rita Lee, Kassin, Renato Torres e Edir Gaya”, diz Sonia.

A temporada no Reator será uma experiência mais intimista para o público. Com apenas 30 lugares por apresentação, o espaço é, na verdade, um grande estúdio para experimentações criado por Nando Lima, em parceria com vários artistas, grupos, e cias. artísticas empreendedoras de Belém, para viabilizar ações em vários segmentos artísticos.

A ideia, segundo Nando, é construir, através de processos colaborativos, um panorama de referência e qualidade na cidade e na cultura do estado. O projeto Reator é formado por Nando Lima – performer; Telma Lima - modelista e administradora; Leo Bitar - sonoplasta e ator; Danilo Bracchi - coréografo e bailarino; Cristina Costa – produtora; Marcelo Rodrigues – videomaker; Milton Aires – ator; Lucas Alberto - ator e webdesigner; Patrícia Gondim – iluminadora; Iara Regina - iluminadora e professora; Sônia Nascimento – cantora.

Invento - Ficha Técnica - Produção Artística: Sonia Nascimento, Direção Musical: Renato Torres, Produção Musical: Léo Bitar; Cenografia: Nando Lima; Banda Base: Renato Torres –   Voz e Vilões (nylon e aço), Rubens Stanislaw – Voz e Baixo, Diego Xavier – Voz, Bandolim e percussão e Sônia Nascimento – Voz principal - Cantora.

Serviço

Show Invento. Dias 23, 30 de novembro e 07 de dezembro, às 21h, no Reator (Trav. 14 de abril nº 1053, entre av. Governador José Malcher e av. Magalhães Barata). Ingressos através do celular 91 – 8112.8497 - R$ 20,00 (ambiente é climatizado, com 30 lugares). No dia 15 de dezembro, no projeto Uma Quarta de Música, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, às 20h, ingresso R$ 10,00. 


Um comentário:

Edir Gaya disse...

Só a Sônia e o Renato para me colocarem junto ao Wisnik, Zeca Baleiro e Ney Lisboa. Pena que vou perder a estreia, mas no dia 30 tou lá, na primeira fila, muito curioso para ouvir "Algum mar", uma parceria novíssima com o Renato, na voz desta moça aparentemente tímida, mas que é uma persona "mucho" iluminada no palco, com um timbre raro e muito cativante. Que bom que vc voltou Sônia. Melhor ainda por te incluído este compositor fora de catálogo no repertório. Um beijão e merda pra vc amanhã!
Gaya