24.11.10

O noir inconfundível de Jean Pierre Melville

Cine CASA apresenta "O Samurai", de Jean Pierre Melville, neste sábado, 27, às 18h30, com entrada franca.

Em “O Samurai”, Alain Delon interpreta um taciturno e meticuloso assassino profissional. A produção franco-italiana de 1967 está entre os 100 melhores filmes de todos os tempos segundo a Revista Empire e começa a ser exibida às 18h30, com entrada franca.

Jeff Costello, interpretado por um magnífico Alain Delon, segue um rígido código de conduta para evitar que seja pego ou reconhecido após a execução de seu trabalho. Solitário, a única companhia com que conta é a da namorada Jane Lagrange (interpretada por Natalie Delon, esposa do ator na vida real), que o ajuda a construir seus álibis.

Mesmo planejando todos os seus assassinatos com extremo cuidado, uma noite ele comete um erro ao ser surpreendido por uma testemunha – Valerie (Cathy Rosier), a pianista de um bar noturno. Com a identidade exposta, passa a ser cada vez mais pressionado tanto pela polícia quanto pelos seus empregadores. Simultaneamente, desenvolve uma relação cada vez mais intensa com a pianista.

Luah Sampaio, integrante da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e curadora da sessão, comenta o filme: “Sentimos muito frio com a fotografia; um frio vindo de dentro, dos países gelados do norte, da mente daquele homem. Ele é o assassino perfeito, intransponível e respirando morte. Sua espada de Samurai é a câmera e seu aspecto retilíneo. Ele se desmascara e deságua em nossa frente e nos apaixonamos por sua fraqueza - esta que não é uma comum, das de seres humanos: é a de Samurai quando falha em uma missão”.

O clássico de Jean Pierre Melville é cotado como o número 39 dentre os 100 melhores filmes de todos os tempos pela Revista Empire. Sua influência é vasta: desde o cinema de ação comercial de Hong Kong que lhe prestou bela homenagem com “O Matador”, de John Woo; até o cinema independente norte-americano, traduzida em “Cão Fantasma”, de Jim Jamursch.

Serviço
Dia 27 de novembro (sábado), às 18h30, no Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude - Av. Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Entrada franca!

Realização: APJCC e Centro de Articulação Social e Apoio da Juventude
Parceria: Rede Norte de Cineclubes

Nenhum comentário: