16.1.11

É imperdível. "À Sombra de Dom Quixote" estreia esta semana

Livre inspiração, em teatro de sombras, da obra Dom Quixote de La Mancha, do romancista, dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes, “À Sombra de Dom Quixote” estréia na próxima quinta-feira, 20, no Espaço Reator, onde ficará em temporada de 20 a 23 e 29 e 30 de janeiro e ainda 05 e 06 de fevereiro, sempre a partir das 20h30.

A montagem é do coletivo MIASOMBRA, que reúne artistas de diversos grupos de Belém. Contemplado pelo Prêmio de Teatro da Funarte Myriam Muniz, de 2009, o projeto iniciou em setembro de 2010, com a realização de Laboratórios conduzidos por Aníbal Pacha – teatro de formas animadas em sombras; David Matos – dramaturgia da imagem no teatro de sombras e Iara Souza – dramaturgia da luz para o teatro de sombras.

Para chegar ao resultado final, os atores e técnicos envolvidos na montagem experimentaram imagens dramáticas inspiradas da obra de Cervantes, que ao longo do processo foram livremente recriados para o teatro, na busca por um diálogo com a cena contemporânea do Teatro de Animação em Belém-PA.

De acordo com Milton Aires, idealizador do projeto, o espetáculo não se utiliza das narrativas escritas como se lê no romance, “mas é uma fabulação contemporânea análoga à realidade fantástica de certos Quixotes, cavaleiros de tristes figuras que encontramos em nossos dias”.

“À Sombra de Dom Quixote” propõe o encontro com um clássico da literatura mundial, capaz de construir essa relação de afeto entre linguagens. A natureza humanitária e imagética descrito por Cervantes em sua obra é a fonte de inspiração para as imagens dramáticas que surgem por detrás do pano.

Aires explica que a história inicia com a suposta morte ou desaparecimento de um Sr. Quixote, que habitava as margens de um rio, numa zona periférica de uma urbana Belém. “As únicas heranças que possui são cartas que foram deixadas para traz”, reforça.

“Buscamos interfaces entre o real e irreal ao qual submetemos o protagonista Dom Quixote e o ilusionismo característico do teatro de animação. O estado de jogo surge desse encontro da literatura, imagem estática, com o teatro, imagem em ação”, explica Milton.

Agradecimentos - O MiaSombra agradece a parceria com: In Bust - Entreatos - Marina Mota - Walter Freitas - Cristina Costa - Andrea Rocha- Evanha Vieira - Marcelo Rodrigues - Ester Sá - Jhonny Russel - Vandileia Foro - Jaqueline Souza – Malu. Apoio cultural: Studio REATOR, INTIMIDIA, Usina Contemporânea de Teatro, Companhia de Investigação Cênica e PRODUTORES CRIATIVOS.

Ficha Técnica: Atores-sombristas: Lucas Alberto, Márcia Lima e Milton Aires; Dramaturgista: David Matos; Direção de arte: Maurício Franco; Desenho de som: Leo Bitar; Iluminação e operação técnica: Thiago Ferradaes; Produção: Leny Monteiro;  Assessoria de Imprensa e fotos: Luciana Medeiros; Coordenação de produção: Milton Aires; Consultoria artística: Nando Lima.

Serviço
“À Sombra de Dom Quixote”. De 20 a 23 e 29 e 30 de janeiro e 05 e 06 de fevereiro, sempre a partir das 20h30, no Espaço Reator - Trav. 14 de abril nº 1053, entre av. Governador José Malcher e av. Magalhães Barata. Ingressos através do celular 91 – 8112.8497 - R$ 20,00 (ambiente climatizado, com 30 lugares). Mais informações: MIASOMBRA - www.miasombra.blogspot.com / miasombra.teatro@gmail.com; Studio REATOR - www.reator.art.br


Nenhum comentário: