23.1.11

Iniciativa incentiva o ensino do audiovisual na escola

Durante sua conferência no I Encontro de Cinema da Amazônia, na última quinta-feira, 21, no Teatro Cláudio Barradas, Orlando Senna , ex-secretário do audiovisual (MinC), disse que defende o ensino do cinema  desde o ensino funadamental.

Em Belém uma iniciativa é tomada neste sentido, na Escola Estadual Plácidia Cardoso, onde está sendo realizadao, desde a semana passada, o projeto "Circuito Artístico: Prática Audiovisual".

As atividades, na Escola Plácida Cardoso, têm como objetivo desenvolver o conhecimento e a produção de audiovisual  entre os 60 alunos fazem parte do processo.

Realizado em parceira com a Caiana Filmes,  oprojeto tem apoio financeiro do Ministério da Educaçãoem, a partir do edital Programa Dinheiro Direto na Escola.

As duas oficinas são ministradas pelo realizador João Inácio, trazendo noções sobre a história do audiovisual, uso dos equipamentos, produção de roteiro e informações técnicas integram as aulas que terão como resultado a produção de dois filmes em curta metragem.

"Os alunos são estudantes da 4ª etapa da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da 8ª série da Escola Estadual Plácidia Cardoso, localizada no bairro do Jurunas", diz a professora Lúcia Martins, que leciona a disciplia de Artes e que vem há três anos, integrando a sua disciplina o uso de recursos audiovisuais, através da apresentação de filmes locais e nacionais.

"Esta experiência acabou gerando a realização do Circuito Artístico", explica Lúcia. De acordo com ela, a experiência "vem inentivando o protagonismo dos alunos de um bairro estigmatizado pela violência, além de elevar-lhes a autoestima".

Os interessados em saber mais sobre o curso e contribuir com a ampliação desta iniciativa, podem entrar em contato com aprofessora Lucia Martins (91 88779964), com a escola (91 3224.3093) ou com Caiana Filmes (91 33434252/33434254). 

Nenhum comentário: