22.1.11

Mosqueiro e Combu recebem projeto Teatro Comunidade do In Bust

Dois dos espetáculos mais famosos do repertório do grupo In Bust Teatro com Bonecos vão sair da capital e atravessar o rio neste sábado, 22, e na segunda-feira, 24. 

A primeira parada neste final de semana será em Mosqueiro, onde os moradores das comunidades de Caruaru e Itapeuapanema vão assistir “Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato”. A segunda vai contemplar as comunidades que vivem no Combu e arredores daquela região repleta de outras ilhas.

Chegando em Mosqueiro, o grupo segue para o Porto Pelé e pega um barco para chegar em Caruaru, onde fica a localidade de Itapeuapanema. Os atores manipuladores do In Bust Aníbal Pacha, Adriana Cruz, Paulo Nascimento e Cristina Costa, além de Milton Aires e Lucas Alberto, do apoio técnico, pegarão um barco e atravessarão os rios Tamanduacuara e Pratiquara para chegar lá, onde o imaginário amazônico corre solto. 

Vale ressaltar que Caruaru serviu de locação às filmagens de “Matinta”, curta rodado por lá em 2009, tendo no elenco a atriz Dira Paes. O povoado fica há cerca de 30 minutos da área urbana da grande ilha e a travessia dura mais 30.

A comunidade é repleta de espécies da mata de terra firme, como as centenárias castanheiras, a árvore do piquiá, do tento, do umarizeiro e do jutaí. A economia é baseada na pesca do camarão, no plantio da mandioca, na fabricação da farinha e de parte do tucupi e da goma, que são vendidos na Vila do Mosqueiro. Mas a localidade também tem um apelo forte ao turismo.

Já a ilha do Combu é mais conhecida por ficar mais próxima da capital. Para chegar até lá basta esperar uns 10 a 15 minutos numa travessia tranqüila de barco saindo da Praça Princesa Izabel, na Bernardo Sayão. A apresentação será na segunda-feira, 24, às 9h30, no restaurante Saudosa Maloca, com participação dos estudantes que fica na ilha, além das comunidades nos arredores.

Há quase 15 anos atuando no teatro com bonecos, o In Bust escolhe sempre o espetáculo a ser mostrado de acordo com a localidade para onde está indo. Em Mosqueiro é forte a lenda de cobra grande. Nada melhor que levar para lá, “Fio de Pão, a Lenda do Cobra Norato”, que mostra a história de um cobrinha que queria virar gente. A peça encanta crianças e adultos, toda contada e cantada em forma de poesia de cordel.

No Combu, histórias de Curupira não faltam. No roteiro de “Curupira Um Milhão de Nós” enfoca-se fortemente a consciência ecológica. De maneira lúdica e bem humorada, conquista de imediato a platéia que em geral é levada a interagir com os personagens bonecos do moleque curupira e de Seu Jovino, um caçador que não tem a menor consideração com o Meio Ambiente. 

O elenco reúne ainda Dona Menina e Seu Sumano, que fazem muitas confusões até que o caçador se veja “mundiado” e, depois de salvo por um pajé, forçado e mudar suas ações para cuidar melhor da floresta e de seus animais. Em ambos os espetáculos, é diversão na certa!

Encerramento – Estas serão as últimas ações desta etapa do projeto Teatro Comunidade, iniciada em outubro do ano passado, com apresentações realizadas em Belém, na Vila da Barca e no bairro do Jurunas. O grupo chegou ainda em 2010 na Comunidade Quilombola de Igarapé-Mirim, no município do Acará, atendendo comunidades das vilas Santa Luzia, Bacabal, São Miguel, Cruzeirinho, Matinha e Ribeirinhos, envolvendo 138 famílias e no Aurá, na comunidade quilombola de Abacatal.

No sábado passado a quinta apresentação aconteceu em Castanhal, em uma comunidade que trabalha com reciclagem de lixo. O projeto, que vem acontecendo desde 2005, com patrocínio do Banco da Amazônia, tem ainda grandes parceiros, em cada comunidade onde chega, como associações, centros comunitários e prefeituras, além dos apoiadores locais, como a Hiléia e o Refry, sempre parceiros do grupo.

Serviço
Projeto Teatro Comunidade. Dia 22 na Caruaru/Itapeuapanema, em Mosqueiro, às 10h, com o espetáculo “Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato” e, na segunda-feira, 24, no Restaurante Saldosa Maloca, Combu, a partir das 9h30. Entrada franca. Patrocínio Banco da Amazônia. Mais informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: