7.1.11

Nangetu realiza sessões cineclubistas de combate a homofobia

Hoje tem sessão no Cineclube Nangetu. A programação faz parte da ação em rede de cineclubes em combate a homofobia. Entrada Franca!

A programação inicia às 19h, com a exibição do filme de animação O Pit Bull - Ipanema, Rio, do diretor Alan Nóbrega (2008), vencedor do prêmio de Melhor Animação Brasileira no festival Sem Tabu (2009/RJ) e Prêmio Especial do Júri no Festival Brasileiro de Animação Locomotiva (2009, RS).

O realizador também tem outros filmes premiados, como "O Meu Primeiro Grande Amor" e "A Descoberta De Luke no Show do Gongo", nos festivais do Rio de Janeiro (2006) e Brasília (2007) respectivamente."

O Pit Bull" traz como cenário a praia de Ipanema, uma das mais badaladas o mundo, onde duas pessoas aparentemente tão diferentes descobrem que possuem algo em comum!

Em seguida, será exibido o premiado "Madame Satã" (Direção: Karim Aïnouz Rio de Janeiro, 1932. O filme mostra a saga de João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. 

No bairro da Lapa, ele vive encarcerado na prisão, mas depois que sai de lá, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), seu amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco se transforma no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.)

Lázaro Ramos é Madame Satã
Nangetu - O Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social, é constituído como associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, visando estreitar laços de confraternização e promover o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade Afro-religiosa, e está intimamente ligado ao Mansu Nangetu – Mansubando Kekê Neta, que é um espaço sagrado de manutenção e preservação das manifestações afro-religiosas de origem Bantu na cidade de Belém.

Fundado em 1988 para o culto do Nkisse Nzumbarandá, o Mansu Nangetu émantido sob a coordenação de Mam’etu ria Nkisses Nangetu uá Nzambi, com o auxílio de vinte e cinco sacerdotes, e tem por objetivo preservar a cosmologia afro-religiosa da raiz do Bate-Folha.

Em sua trajetória é constante o respeito as tradições ancestrais e a realização anual dos rituiais aos Nkisses, talvez por isso tenha se tornado um dos terreiros mais conceituados entre a comunidade afro-religiosa de Belém, assim como uma referencia regional e nacional da cultura religiosa afro-amazônica.

Serviço
O Cineclube Nangetu é coordenado por Kota Mazakalanje, no Terreiro Mansu Nangetu Mansubando Kekê Neta - Travessa Pirajá, 1194 (entre Av. Duque de Caxias e Av. 25 de setembro - Bairro Marco) Belém/Pará. Mais informações: (91) 3226-7599 / 8806-7351. Início da sessão: 19h. Ao final haverá roda de
conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.

Nenhum comentário: