4.2.11

Alunos de arte dramática da Escola Tecnológica do Pará vão ver “À Sombra de Dom Quixote”

Márcia Lima, À Sombra de Dom Quixote
Atores e técnicos do grupo recebem nesta sexta-feira alunos de arte dramática da Escola Tecnologica do Pará

O coletivo MiaSombra faz uma apresentação extra do espetáculo “À Sombra de Dom Quixote”, nesta sexta-feira, 04, para uma turma de alunos do curso técnico em arte dramática, da Escola Tecnológica do Pará Profº Anísio Teixeira, que além deste também oferece cursos técnicos em marketing, secretariado e comércio.

A visita dos alunos ao Stúdio Reator tem como intenção mostrar aos alunos, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo coletivo MiaSombra, que também conversará com os estudantes sobre o processo de criação do espetáculo.

“À Sombra de Dom Quixote”, porém, tem apresentações abertas ao público, neste sábado, 05, e domingo, 06, sempre às 20h30, com ingressos a R$ 20,00, com meia para estudantes e artistas. Atenção que serão as últimas desta temporada iniciada há três semanas.

Os alunos da escola Anísio Teixeira se preparam para montar o primeiro espetáculo de teatro de formas animadas, dentro da disciplina de montagem. O encontro com os teatreiros do MiaSombra é, na verdade, uma segunda ação da turma, que já visitou também o Casarão do Boneco e conheceram o trabalho do grupo In Bust.

“Achei importante não só o trabalho prático e a teoria, mas igualmente importante que os bonequeiros e do trabalho com esta linguagem fossem repassados para os alunos através de quem já atua profissionalmente na área. No Reator será a possibilidade de assistir a uma peça de teatro de sombras, pois alguns dos meus alunos revelaram nunca ter ido a uma peça teatral antes de entrar na escola tecnológica e a maioria nunca assistiu a uma peça de teatro de sombras”, diz Márcia.

Momento do espetáculo, no Reator
A escola já formou a primeira turma, que apresentou uma peça chamada “Trovas de Pescador: Boto Encantado da Amazônia. Hoje, os alunos integram um grupo chamado “Atua-ação”, formado em parceria com a escola.

“No começo deste ano eles também participaram junto com a segunda turma, de uma mostra de no Teatro Waldemar Henrique, com exercícios teatrais e trabalhos feitos na disciplina de história do teatro sobre teatro grego”, explica Márcia.

Entrando em seu segundo ano de funcionamento, a escola está se adequando ás normas do MEC, que estipula algumas regras para a manutenção dos cursos, como o de teatro.

“São fatores que não condizem com a nossa realidade e nem com nossa estrutura e equipamentos, mas as pessoas estão muito empenhadas em fazer da escola Anísio uma escola modelo e do curso de arte dramática um curso muito bom”, diz a atriz e professora do curso Márcia Lima, que também integra o coletivo MiaSombra e atua no espetáculo de sombras do MiaSombra.

Desde que foi fundada, a procura pelos cursos da Escola Anísio Teixeira só aumentou e este ano está sendo realizado um processo de seleção porque não é possível absorver a demanda.

“A quantidade de alunos superou as expectativas em todos os cursos que temos e nossos alunos do curso de arte dramática são, no geral, maiores de idade interessados em uma formação técnica sim, mas em uma área antes apenas sonhada”, explica a atriz e professora.

Uma das alunos do curso
“Tenho uma aluna chamada Antônia que quando era jovem a mãe não permitiu que ela estudasse teatro. Ela conta que na época rasgou todos os textos que costumava escrever e seguiu as ordens da mãe. Casou, trabalhou na área de comércio, teve seus filhos e agora emancipada, resolveu realizar seu antigo sonho e seguir pelos caminhos do teatro. Hoje ela é uma das minhas mais dedicadas alunas”, diz Márcia.

O curso de arte dramática da Anísio Teixeira traz disciplinas como história do teatro, linguagem gestual, espaço cênico, teatro de formas animadas, introdução ao trabalho científico, legislação e produção de recursos, prática de montagem.

Serviço
À Sombra de Dom Quixote. Apresentação aos alunos da turma do curso técnico de Arte Dramática da Escola Técnológica do Pará, nesta sexta-feira, 19h. As apresentações abertas ao público acontece neste sábado, 05, e domingo, 06, a partir das 20h30, no Stúdio Reator. Na Trav. 14 de Abril, 1053, próx. a Governador José Malcher. Ingresso R$ 20,00, com meia para estudantes e artistas. Patrocínio Funarte Prêmio de teatro Myriam Muniz.

Nenhum comentário: