24.2.11

Casa da atriz homenageia Eneida de Moares e Miguel Santa Brígida

A Casa da Atriz – coletivo de artistas e técnicos em artes cênicas – apresenta a sétima edição do Curta a Cena.

O projeto, uma das frentes de trabalho, do coletivo, traz apresentações em seus diversos ambientes, num exercício de experimentação cênica envolvendo dramaturgia, encenação, cenografia, iluminação, e, sobretudo o reconhecimento, encontro e partilha de experiências, saberes e poéticas entre artistas de dentro e de fora da Casa.

São quatro mulheres, atrizes, e um ator que homenageia uma grande mulher. A nostalgia dos antigos carnavais e as histórias que misturam o que cada uma dessas pessoas é e as canções que nos enchem de saudade e de alegria.

Nesta edição homenageamos Miguel Santa Brígida, homem de teatro – criador da Companhia Atores Contemporâneos e Companhia Brasileira de Cortejos, com espetáculos apresentados e reconhecidos no Brasil e no exterior – e de carnaval, que mostrou com olhos de ciência e de paixão essa anima brasileira em forma de cortejo.

As honras também serão para Eneida de Moraes (1904 – 1971), jornalista, escritora e mulher de carnaval cuja obra História do Carnaval Carioca se tornou referência para quem quer se aprofundar nesse assunto; foi tema dos enredos das Escolas de Samba Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Quem São Eles. Foi criadora do Baile do Pierrot, cujo personagem faz a costura cênica do nosso desfile.

Noite dos Mascarados - O lirismo do Teatro do Movimento em revisitar, ao som de Chico Buarque, a abertura do espetáculo Cidade das Mulheres Chico das Mangueiras, dirigido por Miguel Santa Brígida em 2003.

Na minha ilha - Viver sozinha. Ser sozinha. Encarar o mundo, ou defender-se dele? Compartilhar, ou simplesmente dividir? Existe quem se baste?!

Lá vai Maria - A escrita de uma história tem de ser de punho próprio. Cada escolha, alegria, tristeza, acontecimento é uma nova linha na pauta da vida.

Da pá virada - Parodiando Fernando Sabino, fazer da vida passo de dança. Rir da própria desgraça, se desgraça for. Enquanto a partida não acaba a gente continua jogando.

Tico-Tico - Às vezes a estrada que conduz aos nossos desejos faz uma longa volta como que testando se aquilo é o que queremos, ou simples capricho. Perseverança. Quem disse que os sonhos não se realizam?

Pra tudo se acabar na quarta-feira - A vida, como o carnaval, tem sempre o lado festa e o lado ressaca. O brilho e a sombra, a música e o silêncio. O eu e a multidão. Venham dançar! Não me levem a mal, hoje é carnaval!!!

Serviço
Casa da Atriz – Rua Oliveira Belo, 95, Umarizal, entre Generalíssimo e D. Romualdo de Seixas.
24 e 25 de fevereiro, às 20h. Ingresso livre: entre, assista e decida quanto quer pagar! Mias informações:  91 8199 1322 / 8266 4397 / 8733 2067.

Nenhum comentário: