18.2.11

Ô abre alas para a temporada dos Palhaços Trovadores

Palhaça Pipita (Cleice Maciel)
Foto: Kassya Fernandes
A alegria dos Palhaços Trovadores está de volta nesta quadra carnavalesca com a estréia da temporada do espetáculo “Ó, Abre Alas!”, nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, às 20h, no Anfiteatro da Praça da República, onde também estará em cartaz no dia 25 de fevereiro (sexta-feira) e 02 de março (quarta-feira). No dia 27 de fevereiro o grupo se apresenta na Estação das Docas, às 17h30, dentro da programação carnavalesca daquele espaço.

Festejando a Quadra Carnavalesca, o espetáculo dos Palhaços Trovadores traz de volta os antigos carnavais, com suas marchinhas, seus foliões fantasiados, alegres e coloridos, seus blocos de sujos improvisados, tipos extravagantes e mascarados.

O espetáculo se estrutura na forma de um bloco de sujos, que volta do passado para fazer a alegria do público com velhos sucessos como “Mamãe eu quero”, “Quem não chora não mama”, “Aurora”, “Bola Preta”, “Cachaça”, “Bandeira Branca”, “Máscara Negra”, dentre muitos outros, que afloram na memória dos que viveram os velhos carnavais e trazem ao conhecimento dos jovens o ritmo gostoso das marchinhas, com suas letras ingênuas e engraçadas.

As cenas são criadas a partir da temática de cada marchinha e estabelecem quase sempre uma ligação direta com o público. A interação com o público resulta em muita improvisação e imprevistos que provocam riso e emoção. Os figurinos são improvisados, sobrepondo peças de roupas, como faziam e fazem os brincantes de rua. Alguns personagens característicos dos blocos de sujos aparecem como a noiva, a freirinha sexy, a colegial, o bêbado, o homem vestido de mulher.

Os palhaços se lançam num desafio, de serem outros eles também: esquecem a maquiagem que os caracteriza e criam para si um outro visual, um outro palhaço, vivendo a máxima carnavalesca da transformação, de se tornar outro enquanto durar a folia.

O espetáculo termina em um grande e animado cordão, com o público entrando no bloco, se misturando aos palhaços e também caindo na folia momesca, ou melhor: clownesca. “Ó, abre alas!” é certeza de muita alegria e divertimento para crianças, jovens, adultos e idosos. Neste e em outros carnavais.

Ficha técnica

Elenco:
Alessandra Nogueira (Neguinha)
Cleice Maciel (Pipita)
Joyce Baruel (Baru)
Patrícia Pinheiro (Tininha)
Romana Melo (Estrelita)
Sônia Alão (Pirulita)
Adriano furtado (Geninho)
Jorge Torres (Ricárdio)
Marcelo David (Feijão)
Marcelo Villela (Tchelo)
Marton Maués (Tilinho)

Convidados: Andréia Flores, Roberta Flores, Rose Marques, Rejane Lima, Karina Lima, Ronald Lima, Patrícia Zulu, Armando Mendonça, Thiago Araújo e Patrícia Sardinha.
Participação especial: Marcos Puff (Saxofone)
Roteiro e Direção Geral: Marton Maués

Nenhum comentário: