12.2.11

Recital marca aniversário de dois ícones da cultura paraense

Maestro Wandemar Henrique, em 1989, na foto de Marcos Moreira
Carmen Monarcha, Patrícia Oliveira e Ana Maria Adade vão cantar, na próxima terça-feira, 15, canções do Maestro Waldemar Henrique. A apresentação acontece no Theatro da Paz, no dia em que ambos completam aniversário. O Maestro estaria fazendo 106 anos, se ainda estivesse vivo. E o Theatro da Paz, faria 133.

Dois marcos culturais da cidade de Belém e da cultua paraense, eles nasceram no mesmo dia. Ironia do destino, foi lá que, de acordo com o historiador Vicente Salles, “Waldemar Henrique viveu a primeira emoção artística indo assistir aos espetáculos de Anna Pávlova no Theatro da Paz. Era menino e ficou deslumbrado. Em 1920 já compunha”.

Fundado em 1878, o Theatro da Paz é símbolo da Belle Époque. Muitas são as histórias de Glamour, como a de sua abertura, realizada com a companhia do ator pernambucano Vicente Pontes de Oliveira, que apresentou o drama “As duas órfãs”, do escritor francês A. D´Ennery.

Mas há outras que passariam despercebidas, não fosse a jornalista e pesquisadora Rose Silveira, que lançou em 2010, o livro “Histórias Invisíveis do Theatro da Paz” , contendo inúmeras passagens que vão da construção à primeira reforma do teatro. É da Paka Tatu, mas você também o encontra na livraria da UFPA, que funciona ali na parte da frente do antigo Núcleo de Artes e hoje Instituto da Ciência e da Arte da UFPA.

Acervo em CD-ROM - Waldemar Henrique, além de ter sido seu diretor, também se apresentou no palco do Theatro, várias vezes. É possível ver uma de suas apresentações no CD ROM que foi lançado pelo Sistema Integrado de Museus, no ano passado, com patrocínio do Banco da Amazônia,. Grande parte de seu acervo, composto de partituras, diários e cadernos de música, textos, discursos, entrevistas, correspondências, até diplomas, certificados, cartazes e programas de recitais, além de músicas como Boquinha Mimosa, Alcova Azul e Carimbó, podem ser acessados.

Nesta terça-feira, 15,  as sopranos prometem cantar  um repertório composto de músicas tradicionais, como Tambatajá, e outras como Senhora Dona Sancha, Suave Spleen, Maracatu, Nega Fulô e Exaltação.

Serviço
Recital em comemoração aos 133 anos do Theatro da Paz e o 106° aniversário do Maestro Waldemar Henrique. Dia 15 de fevereiro, terça-feira, ás 20h, no Theatro da Paz, com entrada franca. 

(com informações da Secult)

Nenhum comentário: