17.3.11

Nando Lima apresenta seu teatro “Trans-Tecnológico”

Internet, câmera, personagens virtuais do Secod Life, projeção de imagens, música, msn. Tudo o que  você puder imaginar em termos de tecnologia, como extensão do homem, pode ser visto na ciberperformance “Morgue Insano and Coll”, de Nando Lima, em cartaz, nesta quinta-feira, 17, às 21h, no Espaço Reator.

Quando Augusto, o personagem de M.i.C. - Morgue Insano and Cool, inicia o espetáculo, acorda em uma sala onde ele está só, no escuro, deitado em uma maca de aço. 

No silêncio ele senta e ouve sua própria respiração. Nos seus dedos sente algo amarrado, é uma etiqueta com seu nome e a hora de sua morte.  O estado de “Odisseu” deste personagem, e o percurso entre ambientes reais, imaginários, e digitais, é o que coloca a performance em movimento. 

As discrepâncias entre os estados da mente e do físico, e entre o espaço da encenação e espaço cotidiano são determinantes na carpintaria dramatúrgica, já que nas apresentações, durante a performance, alguns dos participantes - atores e não atores - estarão na sua residência mantendo o contato “online” com o personagem Augusto, e por conseqüência, o público presente ao local da performance.

 O processo de criação deste trabalho performático requer maiores esforços, pois além de exercícios mais tradicionais do treinamento técnico para o ator, como condicionamento físico, voz, respiração, sensibilização, é preciso dominar os recursos da tecnologia envolvida nessa criação, para que se possa, através do computador, controlar a manipulação do Avatar no Second Life, manusear “câmera em tempo real” e “chat” no Windows Live Messenger.

Conceber este construto é um recorte no trajeto de Nando Lima, artista que por 25 anos vem atuando nas mais variadas funções: como artista visual, performer, cenógrafo, dramaturgo, diretor, produtor artístico, e agitador cultural, construiu um rizoma que se finca em todo e qualquer terreno passível de construção de imagens e com ênfase no território teatral. Aqui, vamos, além disso, adentrar no pomar dos frutos proibidos do teatro “Trans-Tecnológico”, e da análise que disseca o cerne da criação, para além da casca brilhante do espetáculo.

Programado para ficar estas três quintas de março em cartaz, Morgue Insano and Cool será apresentado hoje (17.03) mas retornará em breve ao Estúdio Reator, espaço que vem abrigando nova experiências teatrais em Belém. 

Este ano, já apresentou “À Sombra de Dom Quixote”, do coletivo Miasombra, e continua em cartaz neste final de semana, o híbrido “Red Bag”, espetáculo que mistura linguagens do teatro com bonecos, performace e projeção de imagens, sempre às sextas e sábados, às 21h30.

Serviço
Morgue Insano and Cool. Nesta quinta-feira, 17, às 21h, no Estúdio Reator – Trav. 14 de Abril, 1053, entre Magalhães Barata e Gov. José Malcher. Ingresso R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e artistas. Informações: 8129-5349/ 8112-8497. Apoio Cultural: Coletivo Produtores Criativos, Holofote Virtual e Intimídia. 

Nenhum comentário: