10.3.11

"O Casamento", na Mostra Cinema Brasileiro Revisitado

No segundo mês da mostra “O cinema brasileiro moderno (re)visitado” será apresentado o filme "O Casamento", de Arnaldo Jabor, filme de 1975, que reflete os principais problemas da família numa sociedade violenta e hipócrita.

Baseado no romance homônimo de Nelson Rodrigues, o filme monta o quadro caótico da instituição balizadora desta sociedade: o casamento e a família. Um filme forte e audacioso, onde Jabor/Rodrigues discutem, misturando lágrimas e gargalhadas não somente a família, mas todo um estado em que se encontra a vida brasileira.

“O Casamento é um filme baseado num romance de Nelson Rodrigues, como foi Toda Nudez Será Castigada dois anos antes. Se o filme de 73 era cômico e afetivo, este buscou deliberadamente uma visão bruta da hipocrisia moral da sociedade carioca. 

O romance de Nelson Rodrigues tinha sido proibido em 66 e o filme tenta forçar pela violência a barra da censura militar sobre sexo e amor quase que de uma maneira política. E o filme ficou com uma cara meio operística, num ataque frontal aos costumes e provocou muita polêmica pelo seu estilo duro e radical. Mas pra isso que o filme foi feito; vejam!” – Arnaldo Jabor, texto de apresentação ao filme.

Serviço
O Cinema Brasileiro revisitado. Exibição do filme "O Casamaento", de Aranldo Jabor. No dia 16, às 19h, no Cine Saraiva - Av. Visconde de Souza Franco, 776 - Loja 233. Entrada franca.

Nenhum comentário: