8.4.11

Bate papo e exibição de vídeo no lançamento do catálogo da exposição de Elza Lima

Uma das fotos de Elza Lima, exposta na Galeria de CCBEU
Elza Lima lança nesta sexta, 08, o catálogo da exposição "O Lago da Lua ou Yaci Uaruá - Amazonas do Rio Mar", aberta desde 16 de fevereiro, na Galeria do CCBEU, contemplada pelo XI Prêmio Funarte Marc Ferrez, na categoria Documentação Fotográfica/Registro das Transformações do Cotidiano na Sociedade.

A programação de hoje começa, na galeria, às 19h, com as fotógrafas Elza Lima, Maria Chrisina e a artista visual Lu Magno, que vão relatar um poouco de suas experiências com o projeto em Nhamundá. Em seguida, o poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro conversa com o público sobre Amazônia e Imaginário, tema da pesquisa de doutorado em Sorbonne (França), que resultou na tese intitulada "Cultura Amazônica - Uma Poética do Imaginário" , obra lançada em livro aqui em Belém, pela Cejup, em 1991. 


Maria Crhistina: "Carta para Alice ou o nome da Cidade"
Participações - Maria Christina, que também foi contemplada pela Funarte em 2010, no Edital Bolsa de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais, percorreu  lugares  distantes na Amazônia em busca de uma cidade imaginária.

O projeto “Carta para Alice ou o nome da cidade” resultou em um vídeo que ficou em exibição até o dia 11 de março, integrando a exposição “Anima”, na Galeria Theodoro Braga, no subsolo do Centur. Ela também participou do projeto de Elza, em sua primeira fase alguns anos atrás.

Lu Magno, minha xará, acompanhou Elza Lima durante estas últimas viagens do projeto, captando imagens para um curta metragem, cuja edição será da ineasta Priscila Brasil. A previsão de lançamento é para ainda este ano.  Premiada em vários salões e mais recentemente com o Edital Prêmio Secult de Artes Visuais 2009/2010, Luciana faz parte de um nova e talentosa geração de artistas visuais paraenses. 

Em 2009 também, ela ganhou o terceiro grande prêmio do Arte Pará, com uma instigante intervenção. Intitulada Vit(r)al, o trabalho teve como proposta de habitar (ocupar) um espaço já montado com quarto, sala e cozinha durante uma semana.

Lu Magno, em sua instigante "Vit(r)al"
Também será apresentado um vídeo mostrando uma sequencia de fotos realizadas em Nhamundá, com edição de imagens do artista multimídia Nando Lima e narração da  professora de teatro Valéria Andrade. O texto é de Monteiro Lobato: Reinações de Narizinho no Reino das Águas Claras". As fotos mostram um mergulho de uma mulher e peixes nadando em seu redor.

O catálogo, com projeto gráfico de Paulo Afonso, conta com textos de Paes Loureiro, Paulo Chaves, Jaime Bibas e Marisa Morkazel. O patrocínio é da Alcoa e Sol informática.

Para saber mais sobre a exposição, leia a entrevista concedida por Elza Lima ao Holofote Virtual e visite o site website   do projeto.

Nenhum comentário: