30.4.11

EntreAtos mostra técnicas circenses e do teatro do rua e promete um domingo mais colorido

A EntreAtos Cia de Arte apresenta em vários espaços da cidade, neste domingo, dia 1º de maio, o espetáculo “Exercício número II - Bufo e Zitinha”. 

Anote os horários e os locais, é tudo com livre acesso. A partir das 9h, na Praça Batista Campos, em seguida, às 11h, no Afiteatro da Praça da República e às 17h, no Forte São Pedro Nolasco, na Estação das Docas.

Durante o mês de maio, o grupo se apresentará aos domingos, sempre às 9h, na Praça Batista Campos e às 11h,  no anfiteatro da republica.“Exercício número II - Bufo e Zitinha” é fruto da pesquisa desenvolvida pelo grupo, sobre teatro de rua e técnicas circenses/palhaço. Desta vez, a relação e troca ininterrupta com o publico são fundamentais para que o espetáculo aconteça. Além das gags tradicionais de circo, o grupo exercita, ainda, a manipulação de bonecos e músicas executadas ao vivo.

Tudo começa quando os dois palhaços, Bufo e Zitinha, se encontram. Ela diz que vai se apresentar alí naquele lugar, mas Bufo não gosta nada da idéia, já que também veio pra se apresentar. Decidem então fazer uma pequena disputa e deixar o público decidir quem vai apresentar seu espetáculo.

“Essa disputa é, na verdade, apenas uma desculpa, para que esses dois palhaços armem suas confusões para ver quem chama mais a atenção do público”, explica Jhonny Russel, que integra o elenco ao lado de Lú Maués. Na charanga, está Emerson de Souza. A cenografia e adereços são da EntreAtos Cia de arte, com direção geral de Jhonny Russel.

Sobre a EntreAtos - A EntreAtos Companhia de Arte foi criada a partir da necessidade de agregar em um só grupo diversas linguagens artística, os artistas desta Companhia atuam em várias ramificações das artes cênicas como: Teatro, Teatro de Boneco, Dança, Circo; da Música e das Artes Plásticas. Mais como reunir isto tudo em uma coisa só? Descobrimos que a resposta vinha das ruas, nosso maior palco, capaz de comportar a todos. É na rua que fazemos Teatro e o nosso Teatro de Rua conversa com toda essa diversidade de linguagens e artistas desvelando o objeto principal de nossa pesquisa de linguagem.

A Companhia surgiu oficialmente em Junho de 2003 com a estréia do esquete de teatro de bonecos: “ Quero Ser o Senhor Z ” no espaço cultural "Coisa de Negro" em Icoarací. Sendo este no mesmo ano contemplado com o prêmio “Jovem Artista“ no projeto Cobra Criada da Fundação Curro Velho. 

Também em 2003 a Companhia resgatou para a cena teatral da cidade o espetáculo "O Circo em Família", sucesso de público e crítica, esse trabalho foi levado á cena em 2001, ficando um ano e meio em cartaz na sua primeira temporada, conquistou o prêmio "Amazônia Celular de Melhor Criação Coletiva" e recebeu outras quatro indicações no “I Festival Paraense de Teatro”. Hoje integrado ao repertório de espetáculos da EntreAtos “O Circo em Família” iniciou a pesquisa da companhia pela linguagem do Teatro de Rua.

Tempos depois a Companhia mergulha fundo em sua linguagem e no imaginário popular para criar “Estórias de Vagalume”, espetáculo inspirado no sonho de ver um dia brincar na rua, um boi chamado Vagalume, o espetáculo faz um importante homenagem da cultura tradicional do Boi-Bumba. 

 Com texto original e trilha sonora especialmente composta para a peça, esse trabalho marca a consolidação da EntreAtos como uma companhia com pesquisa de linguagem autoral e original no Teatro de Rua de Belém do Pará.

Através do Projeto SESC Amazônia das Artes, em 2009 a Entreatos participou de uma circulação com espetáculos do seu repertório pelo estado de Roraima sendo bastante aplaudido pelo público que prestigiou a passagem da companhia por lá.

Mais informações e contato com o grupo: 91 8816 – 6133.

Nenhum comentário: