15.4.11

Neste sábado é dia de circo, mas não tem marmelada

Grupo Circo Etéreo
Os artistas que trabalham com a arte circense no estado se reúnem na capital, neste sábado, 16, para o II Encontro dos artistas e fazedores do Circo no Pará, que acontecerá das 9h às 17h no Instituto de Artes do Pará (IAP). A programação é aberta a grupos de circo, teatro de rua e todos os interessados em discutir políticas e ações em prol desta arte em todo o Estado.

Na pauta, estão dois pontos cruciais para a afirmação da arte circense por aqui, a elaboração do Plano Estadual de Circo e a criação de um calendário de atividades. Na oportunidade também será exibido um documentário sobre a Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro.

O circo vem sendo contemplado em editais de criação, pesquisa e infraestruturas lançados ano passado pelo MinC e Funarte. Mas ainda não é o suficiente ou pelo menos foi isso que ficou claro, em março, quando vários circenses participaram do 1° Congresso Estadual de Teatro, que também aconteceu no IAP, nos dias 11, 12 e 13.

Reunião com artistas de teatro e circo
Necessidades do setor - De acordo com Virgínia Candiotti, uma das organizadoras  do encontro, é necessário discutir formação, espaços físicos, produção, difusão e acessibilidade, divulgação e memória do circo.

“Verificamos a necessidade de continuar o debate até a total confecção do plano Estadual de Circo e do Municipal", diz.

No congresso, o GT de Circo contou com a participação espontânea de 17 pessoas, dentre eles, Marcelo Siqueira, o Feijão dos Palhaços Trovadores; Ykaro Almeida, da Cia Nós Tantos; Alex Mello, Karina e Ronald Lima, do Estrelas do Picadeiro; Jeniffer Boares, Roberta Passinho e Charles Wesley, do Circo Etéreo; Carlos Macapá, educador social da antiga Escola Circo Mano Silva (atual CRASH); Marielle Arão, Isabela Lobato, Claudio Tayko e Vicente, artistas independentes; Vinicius Lima e Adalberto Bastos da Cia Circo Imaginário, de Igarapé Açu; e da própria Virginia A. Candiotti.

De acordo com Virgínia, o encontro destes artistas no congresso foi decisivo.  “Iniciamos uma nova etapa na vida dos artistas circenses do Pará, uma nova folha se escreveu na história das artes cênicas da nossa região, onde são registradas faces, pensamentos e falas de grupos e artistas independentes que vivem e suam a arte dos picadeiros”, afirma.

Plalhaços Trovadores
Amplificando as ações - Há 11 anos de convivência com artistas, o povo, políticas, pesquisas, escolas, instituições e demais instrumentos ao serviço das artes cênicas por aqui, Virgínia considera que este novo processo vem permitindo que os artistas se expressem de maneira mais ampla.

“Estamos discutindo a questão das particularidades da nossa arte e como ela re-significa algumas práticas, trazidas para criações dos grupos daqui, com marcas registradas dos artistas do Pará. Nós nos adequamos a espaços diferentes, testamos materiais e instrumentos da nossa região, amamos entrar em laboratórios de treinamento, lidamos com um ambiente e um clima peculiar e com parâmetros de cultura de consumo que também nos mexem e moldam”, explica a atriz.

Trajetória de articuladora - Virgínia A. Candiotti é artista circense, atriz, técnica de academia, pedagoga, professora de inglês e espanhol. Nasceu na Argentina, mas já mora há muitos anos em Belém. Os primeiros palcos foram com os pés nas sapatilhas do balé e do jazz, competiu em ginástica aeróbica, hockey e natação.
A carreira artística iniciou na vida mambembe numa longa viagem pela América do Sul,. Atualmente faz da Cia Nefesh de Teatro, criando espetáculos e performances na linguagem do Teatro de ator, teatro de animação e circo.

Trupe Nós Tantos, apresentaçôesdesde fev. na praça
Na praça - Desde fevereiro, os circenses da cidade vêm se concentrando e treinando na Praça da República, sempre aos domingos, a partir das 10h. 

“Começamos a treinar na Praça da República dia de domingo pela manhã. Foi ótimo. Os belenenses estão tendo acesso direto a arte circense. Os que já foram até nós, curtiram, bateram palmas, perguntaram sobre a arte, enfim, tem sido super legal”, finaliza.

Serviço
II Encontro dos artistas e fazedores do Circo no Pará. Neste sábado, 16 de abril, das 9h às 17h no Instituto de Artes do Pará (IAP). Mais informações pelo e-mail  virabasto@hotmail.com ou (91) 8118-7916.

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigda ao Holofote pelo apoio ao II encontro do circo no Pará. Continuamos trabalhando e em breve estaremos compartilhando mais novidades. Abraços circense. Virginia