18.4.11

Padre Giovanni Gallo recebe homenagens em Cachoeira do Arari

Giovanni Gallo
Os projetos Sentidos da Cultura e Quinta no Quintal realizam no Marajó, de 27 a 30 de abril, mais uma programação do “Quinta do Gallo”,  ação do  grupo de estudos CUMA (Culturas e Memórias Amazônicas), ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará.

A Quinta do Gallo já teve sua primeira edição em 2010 e retorna agora, em Cachoeira do Arari, para homenagear o padre Giovanni Gallo, que faria 76 anos no próximo dia 27. Durante a programação serão feitos tributos alusivos ao jesuíta visionário, que chegou ao Marajó nos anos 70 e desenvolveu pesquisas nos campos da arqueologia, antropologia, costumes e saberes de homens e mulheres marajoaras. 

Reunindo, palestras, mini-cursos e exibição de filmes sobre o Marajó e o Padre Giovanni Gallo, a programação da semana que vem conta com a parceria e participação do Ministério da Cultura - Regional Norte; Instituto Brasileiro de Meseus – IBRAM; Sistema Integrado de Museus – SIM; Assembléia Legislativa do Estado do Pará; O Museu do Marajó, Museu Emílio Goeldi, IPHAN; UFPA /Campus Breves e Soure, SECULT-PA, SEDUC-PA, PIABIRU; Prefeitura de Cachoeira do Arari; Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Arari; Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE; Projeto Cineclubista UNI ESCOLA CINEMA ; CENTUR e Fundação Curro Velho.

Confira a programação

Programação:

QUARTA-FEIRA – 27/04

09 h - Abertura
Palestra “Gallo nos Campos de Cachoeira”, Profª Sandra Solange Souza
10 h - Palestra “Dalcídio Jurandir: obras e personagens marajoaras”, Prof. Raimundo Tadeu Gama
11 h – Recital de Poesias (Poetas Marajoaras)
Local: Escola Estadual Prof Delgado Leão
16 h – Inauguração da Biblioteca “Acervo Cultural Pe Giovanni Gallo”
Local: Casa do Giovanni Gallo
18 h - Missa
Local: Capela Sagrada Familia, Cachoeira do Arari;
20 h - Lançamento do 1º Cavaquinho, do Mestre Hugo Martinês do Projeto “Oficina de Instrumentos” do Museu do Marajó - Concerto (Associação Musical João Viana / Escola de Música Giovanni Gallo)
Local: Sala de Vídeo d’O Museu auditório do Museu do Marajó

QUINTA-FEIRA – 28/04

08 às 12h e 14 às 17h – Mini-curso “O Brincar n’O Museu do Marajó”
(Público-alvo: Professores, estudantes e comunidade em geral)
Ministrante: Prof Ms Darcel Andrade (Pesquisador colaborador CUMA/UEPA)
Local: O Museu do Marajó

20 h – 2ª Mostra Marajoara de Cinema Aberto nas Escolas e Universidades
Longa-metragem “Sou teu maninho! Um grito marajoara”, roteiro selecionado no Projeto Revelando os Brasis, Município de Chaves – Marajó/PA (Dir. Daniel Vieira Corrêa)
Sinopse: Natiara vive com a família às margens do Rio Amazonas. Com o pai doente, precisando de cuidados médicos, ela e a família embarcam numa viagem de três dias rumo à capital. Dentro de um barco superlotado, Natiara conhece o sofrimento do homem marajoara: as maresias, os assaltos, a luta pela vida, o desconforto e a sensação de isolamento, tudo isso em contraste com a beleza e a riqueza da Amazônia.
Local: Escola Estadual Prof Delgado Leão

SEXTA-FEIRA – 29/04

09h - 2ª Mostra Marajoara de Cinema e Vídeo Aberto nas Escolas e Universidades
Vídeos produzidos por alunos das Escolas Públicas de Cachoeira do Arari, resultado das oficinas do Projeto Cineclubista UNI ESCOLA CINEMA.
Local: Infocentro “Museu do Marajó”
15h - Mesas Redondas
“Marajó: memória, patrimônio e documento”
Palestrantes: Delson Cruz, representante do Minc/Norte, Dorotéia Lima, Superintendente do IPHAN, Elzerberto Rabelo, Presidente d’O Museu do Marajó, Valmir Bispo, Mediador.
"Representações do Marajó: Língua, Literatura e Arte”
Palestrantes: Profª Drª Josebel Akel Fares (Cartografias Poéticas do Marajó); Profª Drª Maria do Perpétuo Socorro Cardoso Silva [Cartografias Linguísticas: um estudo semântico-lexical da Mesoregião do Marajó]; Prof Dr Paulo Nunes [As representações do Marajó no romance de Dalcídio Jurandir; Prof Ms Dênis de Oliveira Bezerra, Mediador.
Local: Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Arari
20 h - 2ª Mostra Marajoara de Cinema Aberto nas Escolas e Universidades
- Curta-metragem ‘É proibido não tocar os saberes n’O Museu do Marajó” (22 min), de Darcel Andrade.
Sinospe: O filme é uma ilustração da Pesquisa de Mestrado “A Educação n’O Museu do Marajó; ver, brincar e contextualizar” do mesmo autor; traz o jesuíta italiano Giovanni Gallo (27.04.1927/07.03.2003) e seu Museu, com inserções dos visitantes aprendizes interagindo com os “computadores caipiras”, que aprendem os saberes marajoaras ali constituídos de forma lúdica e brincalhona; apresenta também D. Ermita, amiga e enfermeira de Gallo em depoimento emocionante, entre outros atores sociais da pequena comunidade de Cachoeira do Arari, onde está O Museu.

SÁBADO – 30/04

08h:30 - Diálogos “O Museu do Marajó: situação atual e proposições”
Participação: Ministério da Cultura - Regional Norte, Instituto Brasileiro de Meseus – IBRAM, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Sistema Integrado de Museus – SIM, Assembléia Legislativa do Estado do Pará, O Museu do Marajó, Museu Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará - UFPA /Campus Breves e Soure, Secretaria de Estado de Cultura do Pará - SECULT-PA e Secretaria de Estado de Educação do Pará -SEDUC-PA, Projeto PIABIRU, Revista Pzz, UNAMAZ, CELPA, EMATER/ADEPARÁ, Pelotão Rural, Correios, Colônias, Grupos folclóricos, Prefeitura de Cachoeira do Arari, Secretarias Municipais do Município de Cachoeira do Arari, Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Arari, Ministério público, Igrejas locais.
11h:30 às 12h:30 - Encaminhamentos e monções: “Carta de Cachoeira”
13h – Encerramento - Almoço Marajoara, com apresentação dos Grupos Folclóricos de Cachoeira do Arari

Nenhum comentário: