29.4.11

Palhaços Trovadores alegram Dia do Trabalhador

Desde a temporada de estreia, na então recém inaugurada Casa dos Palhaços (Travessa Piedade, 533,c/a Tiradentes), em setembro do ano passado, “O Menor Espetáculo da Terra” já esteve em cartaz várias vezes e está de volta em mais um oportunidade para ser visto, neste domingo, 1º  de maio, a partir das 10h, no Centro Cultural Sesc Boulervard.

Começa o espetáculo e os palhaços estão desolados. Ao invés de roupas coloridas, o branco e, até mesmo o nariz vermelho, que tanto  os caracteriza, perdeu a cor. Eles foram abandonados pelo circo em que trabalhavam. É suspiro pra lá, suspiro pra cá, uma tristeza só, quando de repente, vê-se os semblantes iluminarem-se a partir do momento em que eles começam a sonhar.

Uma voz onipresente (gravação do próprio diretor do grupo Marton Maués), como se fosse o inconsciente coletivo dos palhaços, fala com eles e com o público.  Aos poucos, mexendo com  suas vaidades, a voz vai expondo também as fraquezas de cada um dos palhaços, até que depois os estimula a investir no delírio de montar um circo só para eles.

O ambiente enche-se de magia e vai surgindo um novo circo, em formato bem menor e a partir da manipulação de bonecos, que representam alguns dos números mais admirados pelo público.

Temos a palhaça Neguinha (Alessandra Nogueira), que sonha ser uma patinadora no gelo, Feijão (Marcelo David), que deseja ser domador de leões, Pipita (Cleice Maciel), querendo ser uma contorcionista e Bumbo Tchelo (Marcelo Vilela), um trapezista, além do palhaço Xuxo (Isaac Oliveria), que sonha em se equilibrar no arame.

Inicia a brincadeira. Malas e trouxas se transformam em picadeiro (a bancada do manipulador) e o sonho de cada palhaço se materializa nos bonecos. São eles em cena, alguns dos Palhaços Trovadores, que manipulam os bonecos que fazem um espetáculo em miniatura, trabalhando a linguagem do Clown, onde reside a pesquisa do grupo e a do teatro de formas animadas, incorporada a partir da parceria com o  bonequeiro, cenógrafo e professor Aníbal Pacha, do grupo In Bust Teatro com Bonecos, convidado a dirigir o espetáculo.

Entre um número e outro, espécie de cena-sonho de cada um, uma pequena intervenção clown é mostrada e interage com a plateia até que finalmente, após muitas palhaçadas, eles estão felizes novamente, recuperam o nariz vermelho e enchem de alegria o coração do público.

Atuando na valorização da cultura popular e utilizando-se de elementos tradicionais do nosso folclore, os Palhaços Trovadores é pioneiro quando se trata da pesquisa da linguagem clown no Pará, mesclando referências oriundas do palco e do circo, que é desenvolvida por eles há 12 anos. O Menor Espetáculo da Terra é sua montagem mais recente. Não perca.

Serviço
Senhoras e senhores, o Centro Cultural SESC Boulevard tem o prazer em apresentar “O menor espetáculo da Terra”, que será encenada pelos Palhaços Trovadores. O espetáculo estará em cartaz apenas no dia 01 de maio. A encenação inicia a partir das 10 horas no SESC Boulevard, que fica localizado no Boulevard Castilho França, n°522/523, em frente à Estação das Docas. A entrada será franca. Informações: (91) 3224-5654/5305.

Nenhum comentário: