30.5.11

“Fotografia e Fotoetnografia“ no SESC Boulevard


Este é o tema da palestra que o fotógrafo e antropólogo Luiz Achutti ministra nesta quinta-feira, 02, no auditório do Centro Cultural SESC Boulevard. O evento começa às 19h, com entrada franca. 

Presente na vida de todas as pessoas em diversos momentos a fotografia alcança o campo das Ciências Humanas, fazendo surgir a chamada Antropologia Visua, atualmente em crescente demanda, por parte de pesquisadores e alunos pela chamada “Fotoetnografia”. Trata-se da fotografia com os pressupostos do olhar antropológico à serviço da narrar particularidades culturais dos mais variados grupos sociais.

A linha de pesquisa de Achutti desenvolveu-se a partir da “possibilidade de articular a construção de imagens fotográficas com a perspectiva do pensamento antropológico”. Luiz percebeu que através dos recursos produzidos pela Fotografia até um leigo ficaria atraído pela Antrolopogia.

A “Fotoetnografia” nasce a partir da relação entre a Fotografia e a Antropologia, que propõe uma forma de narrar, através da imagem, o comportamento, os costumes e a história de um determinado grupo.


Luiz Achutti iniciou sua carreira como fotógrafo quando cursava Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como fotojornalista, Achutti trabalhou para a revista “Isto É” e para os jornais impressos “Folha de São Paulo” e “Jornal do Brasil”. Posteriormente, Luiz tornou-se Mestre em Antropologia Social pela mesma instituição e Doutor pela Universidade Paris 7 Denis Diderot (França).

Achutti fez diversas exibições fotográficas e publicou livros e artigos na França e no Brasil. Atualmente, ele é membro do Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain /Paris e professor da UFRGS, pelo Instituto de Artes e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia. A sua mais recente exposição tem curadoria feita por Boris Kossoy. Ela foi inaugurada no mês de abril em Porto Alegre, ano em que Luiz Achutti comemora 35 anos de carreira como fotógrafo.

Serviço
Luiz Achutti – Palestra “Fotografia e Fotoetnografia”. No dia 02 de junho, às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523). Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard). Entrada franca.

Nenhum comentário: