6.5.11

Pavulagem abre inscrições para oficinas e ensaios

A quadra junina se aproxima e os tradicionais cortejos do Instituto Arraial do Pavulagem também. Por isso, o Instituto já abriu inscrições, inteiramente gratuitas, para quem deseja tocar, dançar ou andar em pernas-de-pau na comitiva que sai da escadinha da Estação das Docas todo domingo em direção à Praça da República. 

A primeira fase das inscrições é direcionada para as pessoas que ainda não tiveram oportunidade de participar das oficinas de dança, percussão e técnicas circenses, oferecidas gratuitamente pelo Instituto Arraial do Pavulagem. 

O prazo para realizar a inscrição no site do Arraial encerra no dia 14 de maio. Já os participantes veteranos precisam se inscrever pelo site de 15 a 30 de maio para confirmar a participação no processo. As oficinas iniciam dia 12 de maio e terminam no dia 26 do mesmo mês. De segunda a sexta-feira, elas ocorrem às 18h30 até 20h30; sábado, de 16h as 18h; e domingo, de 10h as 12h.

De acordo com o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Rubens Stanislaw, os cortejos de junho têm maior participação do público nas oficinas e ensaios, tanto dos novos como dos velhos integrantes. “A participação nos arrastões juninos é sempre maior. No ano passado tivemos mais de mil pessoas inscritas, no entanto, não são todas que realmente participam dos cortejos”, pondera.

Rubão, como é mais conhecido, acredita que o número de participantes diminui depois do período de inscrição devido à intensidade do ritmo das oficinas e ensaios. “São 15 dias sem intervalo de oficinas e depois mais 15 dias corridos de ensaios. Essa fase é complicada mesmo, porque não se aprende a tocar em dois dias, é preciso muita dedicação”, avalia.

Logo após o período de oficinas, o Instituto Arraial do Pavulagem vai realizar os ensaios de dança, percussão e artes circenses, além de oficina de canto para os cortejos da quadra junina. Os ensaios e a oficina começam no dia 27 de maio e seguem até 10 de junho. De segunda a sexta-feira, eles iniciam às 18h30 e vão até 20h30; aos sábados, das 16h às 18h; e aos domingos das 10h às 12h. As datas dos cortejos serão divulgadas em junho.

Instituto  – O Instituto Arraial do Pavulagem é uma organização da sociedade civil organizada sem fins lucrativos. A ONG foi criada em 2003 pelos músicos do grupo Arraial do Pavulagem e tem como objetivo desenvolver ações de educação cultural na Amazônia, que contribuam para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional, com uma leitura contemporânea através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica.

Ao longo do ano, o Instituto realiza três grandes projetos: os cortejos de cultura popular do Cordão do Peixe-Boi (março), o Arrastão do Pavulagem (junho/julho) e Arrastão do Círio (outubro). Os cortejos somam-se a oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras e shows, que valorizam e propagam as manifestações artísticas da Amazônia. Desde 2009, as atividades também são potencializadas pelo Governo Federal com o Ponto de Cultura Arraial do Saber, projeto do Instituto em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva.

Serviço
Inscrições para as oficinas do Instituto Arraial do Pavulagem.Novatos: Até 14 de maio. Veteranos: 15 a 30 de maio. Oficinas: Segunda a sexta: 18h30 às 20h30. Sábado: 16h às 18h. Domingo: 10h às 12h. Ensaios: Segunda a sexta: 18h30 às 20h30. Sábado: 16h às 18h. Domingo: 10h às 12h. Entrada franca. Mais informações: arraialdopavulagem@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Arraial do Pavulagem (Yorranna Oliveira)/Foto: Daísa Passos. 

Nenhum comentário: