16.6.11

Casa da Atriz é mais espaço para o novo teatro produzido em Belém

Hudson Andrade e Leoci Medeiros
(Fotos de André Mardock) 
 
Hudson Andrade e Leoci Medeiros estão em cena nesta quinta-feira, 16, encerrando a temporada do espetáculo “Como se fosse”, que comemora um ano do Coletivo “Casa da Atriz”. A peça é metateatro, com encenação criada a partir do texto original Deus ex Machina, de Hudson, e com direção de Wlad Lima. Não deixe de ir! É às 20h.

Em cena, ou em seus bastidores, os atores vivenciam a rotina que antecede as apresentações, as dificuldades, alegrias e preocupações de uma produção teatral e a magia de criar um personagem a partir do mundo – o próprio e o exterior –, que faz desse profissional mais do que um simples fingidor.

Mais do que o teatro como protagonista, o espetáculo não deixa de ser um delicioso deboche sobre o fazer teatral, a cena e o público. Não espere comédia fácil, pelo contrário, conte com momentos de tensão e humor ácido. Nada escapa aos dois atores que enquanto tentam se concentrar antes de entrar em cena, engatam uma discussão existencial nos bastidores da peça Édipo- Rei.

O ator Leoci
As atuações de Hudson Andrade e Leoci Medeiros merecem atenção. Ambos vêm da Companhia Teatral Nós Outro, fundada por Hudson e outros artistas em 2002 e da qual Leoci passou a ser integrante há menos tempo, interpretando, em 2009, o príncipe de Valmonte, no espetáculo “A Garça Dourada” (texto e direção de Adriano Barroso).

Atuando como convidado em diversos outros trabalhos, Leoci também está compondo o personagem João Batista, o protagonista no novo curta de Roger Elarrat. É jovem, seguro e maduro na cena. Surpreende para quem está no início de carreira. 

Enquanto isso, Hudson Andrade demonstra toda a sua experiência e treino teatral. Com trajetória maior, ele foi assistente de Miguel Santa Brígida por algum tempo no Auto do Círio. Em 2009 teve que assumir o cortejo, depois que Santa Brígida sofreu uma fissura no joelho. Á época Hudson comentou o desafio que estava topando. Deu tudo certo.

O ator inaugurou a Cia Nós Outros com o espetáculo “Fica comigo esta noite”, em 2002, ao lado de Belle Paiva. Naquela época eles estavam iniciando suas carreiras como atores, recém saídos da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Este ano, os dois reapresentaram o espetáculo inaugural, só que em forma de leitura dramática. Onde? Na Casa da Atriz.

Referência - A Casa da Atriz vem se tornando uma referência do fazer e da pesquisa teatral. Idéia da atriz e do produtor Yeyé e Paulo Porto, literalmente os donos da casa, o espaço vem seguindo, na verdade, uma tendência em Belém. 

Alternativos, fundados pelos próprios artistas, estas sedes artísticas vêm se multiplicando em prol da pesquisa e das experimentações cênicas, que resultam e representam o novo teatro feito na capital paraense, carregado de qualidade e contemporaneidade.

Esse movimento já gerou até um evento anual, o festival “Territórios de Teatro”, que este ano deve acontecer no mês de outubro. E assim como o Estúdio Reator (Nando Lima), a Casa dos Palhaços (Palhaços Trovadores), o Teatro Cuíra (Grupo Cuíra) e o Casarão dos Bonecos (In Bust Teatro com Bonecos), a Casa da Atriz também se afirma como mais uma possibilidade de se ficar em cartaz com um espetáculo por mais de um final de semana em Belém. Ainda que lidando com certa falta de hábito do público, estas iniciativas vêm ganhando repercussão, principalmente, na divulgação que mais funciona, a do boca a boca. 

 Como se fosse... (ontem, 15/06)
Programação - A “Casa da Atriz” reúne um coletivo de atores de vários grupos em apresentações não só de suas peças, mas de mostras de cenas curtas, que tomam toda a casa, e as leituras dramáticas, onde o público pode acompanhar os primeiros passos em direção a montagem de um espetáculo. 

“Nós oferecemos tudo na casa, a sala como o espaço de apresentação mais frequente, o quarto como camarim, o quintal que funciona tanto para as leituras dramáticas quanto para as curtas cenas. Respiramos teatro, nossas filhas estão terminando o curso de artes cênicas e também se juntarão a nós . Fazemos tudo isso de forma independente e apoios são muito bem vindos”, diz Paulo Porto. 

A idéia chega a causar espanto para muitos que a visitam, principalmente quando sabem que tudo ali é uma residência, de fato. Na semana passada (dia 13/06), o dramaturgo Nazareno Tourino foi ver “Em Algum Lugar de Mim”, da Cia. Avuados e ao conversar com os proprietários, em tom de brincadeira, perguntou se eles por acaso eram loucos.

Loucura ou não, mais de um ano se passou, desde sua inauguração em abril de 2010. E agora a Casa da Atriz encerra o primeiro semestre com muito a comemorar. Hoje, findado o ciclo de “Como se fosse” (às 20h, ingresso R$ 10,00), já na sexta, 19, e no sábado, 20, acontece a Leitura Dramática de Édipo-Rei (entrada franca), também com Hudson Andrade e o “Curta a Cena”, que terá como convidadas as atrizes Estér Sá e Vandiléia Foro, com direção geral de Yeyé Porto. Nos dias 23, 24 e 25 de junho (pague quanto quiser). É tudo sempre a partir das 20h.

Aproveita pra conhecer o espaço e uma dica deliciosa é que, logo na frente da casa, a atriz Yeyé Porto também apresenta ao público mais um de seus talentos, concretizado em forma seus quitutes deliciosos com jambú e camarão, além de queijos e um tacacá de dar água na boca. Ontem mesmo, eu me acabei por lá (risos).

Serviço
Programação cultural da Casa da Atriz – Junho. A Casa da Atriz - Rua Oliveira Belo, nº 95, Umarizal, entre Generalíssimo e D. Romualdo de Seixas. Informações: (91) 8199 1322 / 8266 4397.


Nenhum comentário: