1.6.11

Depois da capital “Symbiosis” circula em municípios paulistas

O projeto foi sucesso na Virada Cultural da capital paulista em abril, mas agora, Roberta Carvalho alça outros vôos e por meio do Circuito SESC de Artes, de hoje a 19 de junho, leva seu "Symbiosis" a 16 municípios do Estado de São Paulo. Chamando atenção em um maiores pólos de circulação cultural do país, ela utiliza-se da arte e da tecnologia, para realizar projeção de imagens preenchidas com poesia e, ao memso tempo, propor reflexões diversas, como por exemplo, a antagônica relação do homem, natureza e cultura. (Com informações de Luiza Cabral)

A idéia de Roberta está rendendo bons frutos, como a aprovação do trabalho no edital Micro Projetos Amazônia Legal do Minc e algumas premiações seguidas para o projeto, como o prêmio Diário Contemporâneo em 2011, na categoria "Diário do Pará".

Trata-se de uma trajetória que vem sendo trilhada há um bom tempo, prova disso é a 2ª colocação no Arte Pará 2005, com o trabalho “Minutos de Silêncio”, uma vídeo-instalação feita em parceria com Keyla Sobral, e a premiação com uma bolsa de pesquisa e criação artística do IAP, em 2006, com o projeto “Indústria da Saudade”.

“A linguagem do vídeo, da fotografia e a experimentação com arte e tecnologia sempre estiveram presentes no meu trabalho. Em várias propostas artísticas eu busquei experimentar a imagem em suas diversas possibilidades. Eram caminhos que já me levavam para o ‘Symbiosis’”, diz.

As atenções do público começaram a se voltar para o “Symbiosis” após a participação do projeto no Festival Vivo Art.Mov Belém, em setembro de 2010, e na programação do aniversário de Belém, em janeiro deste ano.

A partir dali, premiações e o reconhecimento a fizeram ser convidada para participar da Virada Cultura de São Paulo, uma das programações artístico-culturais mais importantes do país.

“O convite para ir para São Paulo surgiu após participar de importantes eventos em Belém. Projetar na Virada Cultural foi uma experiência incrível. Lá, apresentei meu trabalho para milhares de pessoas por um tempo expressivo e pude também trocar ideias e experiências com outros artistas, curadores e produtores”, conta Roberta, que já expôs na capital paulista há 3 anos, na mostra coletiva da Fotoativa denominada "Cartografias Contemporâneas - Fotoativa Pará", que teve também a curadoria compartilhada de Orlando Maneschy.

Desafio - Agora, o desafio é outro. Roberta irá fazer ações sequenciais do “Symbiosis” passando por 16 cidades do Estado de SP pela programação do Circuito SESC de Artes - que contará com a participação de artistas dos mais diversos segmentos. “Acho que será um momento muito interessante do projeto em que terei que ter muita versatilidade nas ações. São 16 cidades consecutivas, com poucos intervalos”. 

E para evitar uma repetição cansativa, Roberta, claro, aposta na experimentação. “Irei propor uma espécie de estética relacional em que filmarei pessoas dessas cidades nas quais passarei e elas farão parte da obra, sendo elas a base das imagens a serem projetadas. A ideia é levar a experimentação ao ápice incorporando novas possibilidades ao trabalho”. O trabalho de Roberta passará por praças de cidades como Mogi das Cruzes, Cruzeiro e Campos do Jordão, entre outras.

Assim, Roberta acredita estar comprometida com aquilo que ela considera primordial nas artes: a provocação. “Eu sempre procuro surpreender a todos e a mim mesma. Acho que a arte é matéria para a vida e o ‘Symbiosis’ se propõe a falar e fazer sentir isto. Minha proposta é provocar a participação das pessoas, seja com um sorriso, com um pensamento ou um susto”. Para conhecer mais o trabalho da artista acesse http://robertacarvalho.carbonmade.com

Serviço
"Symbiosis", da artista paraense Roberta Carvalho, em 16 cidades de São Paulo pelo Circuito SESC de Artes - 1 a 19 de junho. Mais informações, aqui.

Nenhum comentário: