16.6.11

Na beira do rio, a beleza do boi bumbá paraense

Boi Flor do Campo (foto: Elza Lima)
O projeto Paixão do Boi, que reúne cerca de 30 grupos folclóricos e teatrais de Belém e do interior, apresenta nesta quinta-feira, 16, a partir das 18h, o Grupo Folclórico Bolonha e o Boi Flor do Campo, na Estação das Docas. Na Casa das Onze Janelas se apresenta Boi-Bumbá Luar do Marco. A entrada é franca.

Na Estação das Docas, o Boi Flor do Campo iniciará sua apresentação na orla do Armazém 3. A história do boi, fundado em 1960, se confunde com a promessa do Sr. Emílio Silva da Paixão, que ao ficar muito doente, foi abençoado com a cura, e como promessa colocou um boi-bumbá na rua pelo período de sete anos. 

A iniciativa deu tão certo que o Boi está na estrada há 51 anos. O Sr. Emílio faleceu em 2000, mas a iniciativa tem continuidade com o trabalho de sua filha, Analú Suely Paixão e apoio de todos os filhos e netos. O Flor do Campo já foi campeão de diversos concursos de dança, entre outros eventos de manifestações populares.

Ainda na Estação das Docas, o Grupo Folclórico do Centro Terceira Idade Palacete Bolonha prova que a paixão pelo boi-bumbá não tem idade, mantendo viva a memória cultural popular, o uso, costumes e tradições por meio das danças folclóricas. O grupo possui 35 associados que se apresentam na capital e nos municípios do estado.

No Píer da Casa das Onze Janelas entra em cena o Grupo Folclórico Luar do Marco, que busca mostrar uma maneira de brincar com a comunidade retirando crianças e adolescentes da ociosidade. O grupo conta com a parceria do Centro Comunitário de Todos, localizado no bairro do Marco, que há nove anos, com alegria e ritmo, participa de várias comemorações, arraiais e terreiros no bairro do Marco.

Serviço
Paixão do Boi, na Estação das Docas, às 18h - Grupo Folclórico Bolonha e às 19h - Boi Flor do Campo. No Pier da Casa das 11 Janelas, às 19h - Boi-Bumbá Luar do Marco. Entrada franca.

(Texto: Assessoria de imprensa/Secult-PA)

Nenhum comentário: