4.7.11

Produção de cinema agita Belém em julho

O vestido de Eneida
Além do edital lançado na semana passada para fomentar mais o setor, há pelo menos três curtas em produção e inicio de gravação em realização este mês. “Promessa em Azul e Branco", de Zienhe Castro, por exemplo, está em busca de jovens atrizes para formar seu elenco e descobrir quem fará o papel da escritora Eneida de Moraes, quando criança. Mas ainda há mais dois filmes que entram na reta final de produção e iniciam suas gravações a partir da próxima semana, "Quem vai levar Mariazinha para Passear", de André Mardock, e "Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista", de Roger Elarrat.

A procura da produção de Promessa em Azul e Branco é um desafio, pois deve-se encontrar duas meninas que tenham entre 7 a 9 anos e entre 13 a 18 anos, atrizes e não-atrizes, com traços físicos semelhantes, já que ambas interpretarão na telona, a escritora Eneida de Moraes. Várias outras também serão selecionadas para a figuração.

Os testes de elenco já estão acontecendo no Teatro Cuíra (Rua Riachuelo, esquina com a 1º de março), sob a coordenação dos ator e diretor de elenco Adriano Barroso e da atriz e produtora Monalisa da Paz, até esta sexta-feira, 08, de 10h às 12h e das 15h às 18h. Em agosto, de 02 a 05, haverá novos testes. Para mais informações ligue para (91) 8421-5066.

O filme traz roteiro adaptado do conto homônimo da escritora, publicado em 1957, no livro Aruanda. Premiado pelo edital de incentivo ao curta metragem, do Ministério da Cultura, mostra uma Belém do final dos anos 60, misturando em sua narrativa animação e atores reais, para contar a história de Eneida aos oito anos, um menina astuta, de cabelos castanhos e olhos cor de mel, que vive aborrecida e inquieta por ser ex-voto de uma promessa que sua avó paterna fez para Nossa Senhora de Nazaré, no dia do seu nascimento.

De acordo com a história, o pai de Eneida estava muito doente, correndo sério risco de vida e, caso a promessa fosse atendida por Nossa Senhora, a menina deveria usar somente azul e branco até completar 15 anos. Enquanto Eneida vive atormentada e se sente castigada pela avó, tem de lidar com a zombaria das outras crianças, que são livres para usar seus lindos vestidos multicores.

O Storyboard
Sobre Eneida de Moares – Nascida em Belém, no dia 23 de outubro de 1904, formou-se em odontologia, mas acabou trocando o consultório para se tornar colaboradora em jornais e revistas. Foi jornalista, escritora e uma das mais profundas conhecedoras do carnaval brasileiro, além de ativista política.

A paixão pelas letras levou-a a organizar grupos de escritores para discutir literatura em vários cantos do Brasil. O ano de 1929 marcou a estreia como autora, com o volume de versos "Terra Verde". Já Aruanda, de 1957, reúne diversos contos, além de Promessa em Azul e Branco. O livro pode ser encontrado no site da estante virtual. A autora, também responsável pela criação do Museu da Imagem e do Som do Pará, faleceu em abril de 1971, na cidade do Rio de Janeiro.

Filmagens - As filmagens de Promessa em Azul e Branco ainda não estão definidas, mas a previsão de lançamento de acordo com a produção do filme, é para dezembro deste ano. Os outros dois curtas em produção em Belém já tem datas de filmagem fechadas, para este mês.

Maurício Franco, do curta Quem vai levar ..
O curta "Juliana contra o Jambeiro do diabno pelo Coração de João Batista", de Roger Elarrat, começa a gravação no dia 14 de julho, com locações em Belém e Marituba e, no dia 18, é a vez de "Quem Vai Levar Marizinha Para Passear", André Mardock, que será rodado no Teatro Cláudio Barradas e na Praça da República

Mariazinha – Produção da Desabusados Cia. “Quem vai Levar Mariazinha para passear?” (foto: Tamara Sare) é também um roteiro adaptado, mas desta vez de um espetáculo teatral, com o mesmo nome e texto da própria companhia, assinado por Ester Sá. O curta conta a história mitológica do amor entre “Eros e Psiquê”, de uma forma lúdica, envolvendo animação digital e a técnica de ação direta com os atores Ester Sá e Maurício Franco.

O filme está entre as 13 produções audiovisuais brasileiras selecionadas, dentre mais de 600 projetos enviados ao Ministério da Cultura no Edital Curta Criança do MINC/TV Brasil. Com previsão de lançamento em 2012, o filme será exibido em Belém e no interior do estado, além de entrar na grade de exibição nacional pela Rede Pública de Televisão. O filme está na reta final de produção, mas ainda busca algumas parcerias para compor a logística das filmagens. O contato com a produção pode se feito pelos fones (91) 3271-0625 / (91) 88391-399

Juliana – O curta de Roger Elarrat, que começa a ser rodado já na próxima semana, tem roteiro original que conta a história de um jovem que vive atormentado por visões e tem o coração frio, fazendo referencias ao mito de Fausto e do filme "Coração Satânico".

A história narra as peripécias de um garoto que gostava de roubar jambos por onde andava e costumava desafiar a crença popular de que não se pode comer fruta ou carne vermelha na Sexta-Feira Santa. Por isso, já adulto, João Batista acredita ter perdido sua alma para o diabo. Premiado pelo mesmo edital do Ministério da Cultura de Incentivo ao Curta Metragem, o contato com a produção pode ser feito pelo fone: (91) 8011.2140.

Nenhum comentário: