21.7.11

Rádio Margarida comemora 20 anos com um cortejo cênico na orla de Mosqueiro

O Centro Artístico Cultural Belém-Amazônia (CACBA), popularmente conhecido como Rádio Margarida está comemorando duas décadas. O aniversário será festejado com um cortejo na ilha de Mosqueiro, neste sábado, 23/07, a partir das 9h.

A concentração é na praia do Ariramba, com teatro, músicas, performances de textos educativos produzidos pela Rádio Margarida e apresentação de um grupo folclórico paraense. 

Segundo um dos fundadores da ONG, Osmar Pancera, a escolha de fazer o evento na ilha de Mosqueiro não é ao acaso, já que exatamente neste local a Rádio Margarida foi criada, em uma reunião de amigos que mudaria a vida de todos.

“Escolhemos festejar o aniversário de 20 anos da Rádio desta forma porque reflete como foi o inicio do projeto e retrata nossa primeira saída com o Margaridinha, inclusive sendo uma maneira de resgatar e preservar a memória da ONG”, explica Osmar Pancera.

São aproximadamente 40 pessoas entre artistas, palhaços, arte-educadores e outros profissionais envolvidos no evento que sairão em cortejo até a praia do Farol, no melhor estilo circense, compartilhando arte, educação e cultura em nome dos direitos humanos, principalmente de crianças e adolescentes.

Infância - O desejo de colaborar com a sociedade no enfrentamento e prevenção das violências sofridas por diversas pessoas que tem seus direitos violados é o motivador para as ações da Rádio Margarida desde a sua criação. Fundada no dia 20 de julho de 1991, a ONG desde o início atua na defesa dos direitos humanos, cidadania, meio ambiente, saúde, arte, comunicação social e cultura, com maior destaque para a defesa dos direitos e deveres de Crianças e Adolescentes.

Por essas ações, a Rádio Margarida recebeu premiações importantes como o Premio ANU da Central Única das Favelas 2010. E ainda o Prêmio Itaú-Unicef, o Rock in Rio UNESCO, o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil e reconhecimento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, entre outros.

Osmar Pancera relembra que a sintonia da instituição com o Estatuto da Criança e do Adolescente–ECA coincide com a necessidade de promover e tornar popular o Estatuto que mudou a forma de ver e respeitar meninos e meninas.

“Desde o seu início a Radio Margarida teve sua atenção direcionada com maior destaque para as questões da infância e adolescência, iniciando em 1993 ações de promoção do ECA, tornando-se referência no assunto dentro do Pará e sendo premiada no Brasil e no exterior”, argumenta o fundador da ONG.

Atualmente a ONG Rádio Margarida desenvolve diversos projetos como o Portal Rádio Margarida, o Programa de rádio “Estação Direitos” veiculado pela Rádio Unama FM (105,5 Mhz) todos os sábados e produções de novos vídeos, radionovelas e spots educativos com o patrocínio da Petrobrás e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Além de trabalhos com o UNICEF por meio da Semana do Bebê e do Selo Unicef – Município Aprovado.

A Coordenadora de Projetos da ONG, Eugênia Melo, defende que todas essas conquistas são atribuídas ao método de educação e sensibilização da sociedade quanto aos problemas sociais. “O método de educação popular que trabalhamos adota linguagens artísticas e meios de comunicação de uma maneira que a população se reconheça e que a informação chegue ao ouvido das pessoas de uma maneira mais leve e compreensiva”, explica.

Serviço
Cortejo Cênico em Comemoração aos 20 anos da ONG Rádio Margarida. Neste sábado, a partir das 9h, na ilha do Mosqueiro, Praia do Ariramba. Mais informações: 91441156 ou no site www.radiomargarida.org.br

Um comentário:

Eugenia Melo disse...

vALEU lUCIANA PELA FORÇA, E O RECADO É:TRAGA SUA FANTASIA E VENHA PARTICIPAR DESTA GRANDE FESTA COM MUITA MÚSICA, ANIMAÇÃO E PALHAÇADAS