16.8.11

Diálogos e homenagens cineclubistas esta semana


Há uma série de ações, comemorações e abertura de cineclubes esta semana em Belém, Santa Luzia e Cotijuba. No sábado haverá Diálogo Cineclubista, na Escola Bosque, no Cineclube Insular,  e no dia 22, na Marambaia, uma sessão especial lembrando os 30 anos sem Glauber Rocha.

Nesta terça-feira, 16, o Cineclube Insular, na ilha de Cotijuba, dá início a uma programação que seguirá até sábado, sempre na Escola Bosque. 

Pela manhã de hoje está acontecendo uma oficina “Fotografia para Vídeo”, com o professor Arthur Leandro. A partir das 18h30, haverá projeção do longa-metragem “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariri e após a exibição, um debate com o professor Kid Quaresma.

Na quarta, às 13h30h tem a Sessão Curta Criança, com vários curta-metragens, e às 15h20, a Sessão Curta Cada Página. Na quinta-feira, tem Sessão Animações Para Primeira Infância entre outras programações e na sexta-feira, 19, acontecerá a Oficina Montagem para Vídeo, com Francisco Weyl (PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes) e, às 18h30, será exibido o longa-metragem “Os pássaros”, de Alfred Hitchcock, seguido de debate com Mateus Moura (APJCC – Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema).

No sábado, último dia da programação, haverá Diálogo Cinclubista, onde será discutido a II Jornada Paraense de Cineclubes que será realizada neste semestre. Esta programação acontece das 09h às 12h, na Unidade Pedagógica da Faveira, da Escola Bosque. O tema é a presença de cineclubes no ambiente escolar a partir das experiências dos chamados educadores cineclubistas. Os relatos e documentos gerados formarão a base para futuras ações da PARACINE (Federação Paraense de Cineclubes) na área da Educação.

“Quem estiver interessado, basta chegar ao trapiche de Icoaracy e procurar a professora Rosemary Cardoso. Às sete da matina o barco da escola (chamado Contacto) parte do continente para a ilha”, explica Francisco Weyl, da Paracine. 

Na quinta-feira, 18, às 19h, será  inaugurado o Cineclube Rosa Luziense, no município de Santa Luzi. 

Serão exibidos os filmes  "Oh, My Own", de Yuri Yamamoto, um curta experimental, seguido de  outtro curta metragem "Eu não quero voltar sozinho" e finalizando a sessão com "Sem Purpurina:   A realidade LGB na Baixada Santista", ambos de Daniel Ribeiro (SP).

No dia 22 de agosto, será realizada uma sessão especial para lembrar os 30 anos de morte do cineasta Glauber Rocha. Haverá projeção do filme Claro, a partir das 19h, na Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia. A realização é do Cineclube Amazonas Douro, com apoio do Moculma + Tela de Rua + Cinema de Rua + Aparelho Rede + Resistência Marajoara + APJCC + Paracine + CNC.

Mais informações: 91 8330.9435

Nenhum comentário: