16.8.11

Festival Internacional de Música do Pará abre com vasta programação


Com o tema “Legado, Trajetória, Dedicação” o XXIV Festival Internacional de Música do Pará será realizado excepcionalmente no período de 21 a 28 de agosto. A programação acontece em diversos espaços da cidade. Além da abertura, neste domingo, na segunda-feira, 22, não deixe de conferir a apresentação do grupo Sexteto de 7, na igreja de Santo Alexandre.

Este ano, o festival está e homenageará três importantes nomes, que muito fizeram pela educação e cultura musical, e tinham estreita ligação com a Fundação Carlos Gomes e com o próprio festival de música, promovido anualmente: Almeida Prado, Radegundis Feitosa e Guilhermina Nasser, falecidos em 2010.

A abertura que acontece neste domingo traz várias atrações, entre elas a Banda Sinfonica da Fundação Carlos Gomes, o Grupo Tambores do Conde de Barcarena, a Orquestra Sinfônica do teatro da Paz e o Trio Quaternura.

Para saber qual é a programação completa do festival e sobre seus homenageados, além de obter mais informações sobre os músicos que estão participando das apresentações, acesse o site do evento, lançado no último dia 13. http://www.fimupa.com.br/ http://www.fimupa.com.br/sobre/programacao.php.

O Festival Internacional de Música do Pará é realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes desde 1987 e agrupa um número considerável de eventos distribuídos ao longo de uma semana, quando músicos e educadores musicais promovem intercâmbio cultural por meio de recitais, espetáculos, masterclasses instrumentais e cursos, fazendo de Belém a capital da música, e promovendo um dos maiores festivais do país.

O Festival acontece em diversos espaços culturais da cidade, e além dos concertos, de estilos variados, contemplando a música popular, em suas várias nuances, e a clássica, são oferecidos workshops e masterclasses a estudantes e profissionais de música propiciando intercâmbio entre os participantes, durante todo o período.

Alguns lugares que receberão recitais do Festival: Teatro Margarida Schivasappa, Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bósio, Teatro Claudio Barradas, Complexo São José Liberto, e entre os grupos que participarão estão o Valerius Ensemble (Holanda), Duo Micheletti & Affonso (São Paulo), Quinteto Uirapurú (Paraíba) e o violoncelista Antonio Del Claro (São Paulo). Todos os eventos terão entrada franca.

Sexteto - No dia 22 de agosto de 2011, o Grupo musical Sexteto de 7 lança seu primeiro CD (Prêmio PROEX/UFPA de Arte e Cultura, na categoria “Música” em 2010), trazendo no seu repertório seis músicas originalmente para a formação do grupo de câmara, entre elas Vicente Malheiros, Francisco Mignone, Jean Françaix, entre outros.

Formado por Adriana e Humberto Azulay, piano; Jonathan Miranda, flauta; Moisés Pena, oboé; Herson Amorim, clarinete; Sóstenes Siqueira, trompa e Paulo Porto, fagote, o Sexteto de 7 está divulgando seu o trabalho de câmara para esta formação de compositores brasileiros, sobretudo paraenses.

O grupo vem participando em diversos eventos como: XX Congresso da ANPPOM, em Florianópolis, realizado em 2010, onde foi considerado um dos melhores grupos de Câmera do congresso; 48º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro em novembro 2010; V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, realizado na cidade de Belém em dezembro de 2010; 350 Anos da cidade de Santarém, onde se apresentou na Casa da Cultura durante as comemorações em julho de 2011.

Com qualificação acadêmica no Brasil e no exterior, o "Sexteto de 7" é uma nova opção para o público amante da música clássica conhecer o trabalho destes artistas e também o repertório que vai desde o período clássico passando pelo período moderno com um trabalho focado para o resgate da música brasileira e regional.

Serviço
Lançamento do CD Sexteto de 7. Atração do XXIV Festival Internacional de Música do Pará. Na Igreja de Santo Alexandre. Dia 22 de agosto, às 18h30. Entrada Franca, sem ingressos
Home Page do Festival: http://www.fimupa.com.br/. Realização: Fundação Carlos Gomes, SECULT/PA, Governo do Estado do Pará.

2 comentários:

Mesquita disse...

Muito boa a abertura do Festival na noite deste domingo. Faltou a sintonia da direção de imagem com a equipe de cinegrafistas/cameraman no evento(TV Cultura). Nota dez ao Governo do estado pelo apoio.

Mesquita disse...

rrrrrrrrrr