23.8.11

A “Miragem Urbana” do fotógrafo Pedro Cunha


"O que eu queria ouvir"
É a primeira individual deste artista que com olhar e senso estético apurados, percorre espaços urbanos contemporâneos onde transeuntes se confundem com displays publicitários, automóveis, prédios, luzes e sombras.  “Miragem Urbana”será aberta dia 25 de agosto, às 19h30, em novo espaço expositivo da Kamara Kó Galeria.

Pedro Cunha nasceu em Fortaleza (CE) e adotou Belém como cidade natal em 1995. Considerado um dos representantes da nova safra da fotografia contemporânea paraense gerada pela Associação Fotoativa, Pedro tem as paisagens urbanas como objeto fotográfico, usando sobreposições, reflexos e composições de imagens.

“Miragem Urbana” tem curadoria do artista visual Alexandre Sequeira, que observa nas fotografias uma paisagem complexa, composta por acúmulos de informações, que também lançam uma reflexão. “Pedro garimpa as superfícies profusamente ocupadas das metrópoles – paradigmas da saturação, nos fazendo refletir sobre a diluição das fronteiras que separam o real da ficção no mundo em que vivemos”, comenta.

A fotografia "Miragem Urbana", que deu nome à mostra
Circulação – Em suas participações no circuito da fotografia profissional, Pedro teve obras selecionadas para o Salão Arte Pará (Belém-PA/2007) e Salão Unama de Pequenos Formatos (Belém-PA/2006). 

Entre as principais presenças em exposições coletivas estão “Cartografias Contemporâneas” – Sesc Pompéia (São Paulo-SP/2009); “Transfigurar” – Galeria Elf (Belém-PA /2009); “Eterno Feminino” – Fotoativa (Belém-PA/2008); “Escrituras” - Galeria do Banco da Amazônia (Belém-PA/2008); e “Olhares interculturais Pará/Argentina” – Sala Augusto Fidanza – (Belém PA/2005).

Pedro e Alexandre estão entre os fotógrafos que têm obras agenciadas pela Kamara Kó Galeria, novo espaço de fomento ao mercado de arte visual de Belém. “A galeria é um grande incentivo para a categoria, além de reforçar o aspecto artístico da fotografia no mercado de artes visuais”, assinala Pedro.

Serviço
“Miragem Urbana”, de Pedro Cunha, abre no dia 25 de agosto, às 19h30, em novo espaço expositivo da Kamara Kó Galeria. A visitação segue até o dia 15 de outubro, de quarta a sexta-feira, de 15h às 19h; e aos sábados, de 10h às 13h. Na travessa Frutuoso Guimarães, 611, entre General Gurjão e Riachuelo. No dia da abertura, os visitantes poderão contar com serviço de estacionamento gratuito na AF Coelho, na rua General Gurjão, próximo da Ferreira Cantão.

(com informações da jornalista Solange Campos - Kamara Kó Galeria )

Nenhum comentário: