19.8.11

“Na Hora Certa” traz direção de Ney Conceição e participações de Frejat e Mart'nália

Nuno Neto
O cantor e compositor carioca Nuno Neto faz o pré-lançamento de seu primeiro CD, em Belém do Pará. Os shows acontecem nesta sexta-feira, 19, e no sábado, 20, no Bar Território Lounge, com a presença de Juliana Sinimbú, Arthur Espíndola e Renato Rosas, além de Dadadá, que o acompanhará na percussão.

Nuno é da casa. Morou em Belém entre 1985 e 1991. Por isso, andou circulando pela cidade, encontrando amigos e velhos companheiros de jornada musical. Deu entrevistas a Edgar Augusto (Rádio Cultura) em seu programa Feira do Som, onde relembrou os tempos em que abria os shows de músicos e grupos como o Gema, no saudoso bar Maracaibo, e para Vilma Reis (Liberal CBN), apresentado às quintas-feiras, ao vivo, e direto da Estação das Docas.

À noite foi ver a apresentação de Cássio Lobato (baterista) e Toninho Cunha (violão e voz), no Restaurante Don Câmara (de José Carlos Gondim - E sua Quinta do Peixe) e depois deu canja no Espaço Boiúna, onde Alba Maria, Delcey Machado e Florianno, comandavam a guig. Mais conhecido como Bar do Mário (Moraes), o Boiúna é hoje o melhor reduto da música paraense. Fica ao lado do Dom Câmara (nosso Baixo Pariquis - com Apinagés).

Conhecido no meio musical, Nuno também recebeu promessas de canjas nos shows que fará hoje e amanhâ, como a de Nego Nelson (violonista) e Antonio Abenatar (saxofonista), entre outros. Vamos torcer que sim.

Lançamento oficial será no Rio de Janeiro
Com direção musical do contrabaixista Ney Conceição, o CD Na Hora Certa traz participações de Roberto Frejat e Mart’nália, entre outros grandes nomes da música brasileira e já teve dois pré-lançamentos, antes de Belém. O primeiro, no Rio de janeiro, no Bar e Restaurante Rio Scenarium, reduto da música ao vivo e da boemia carioca, e em Parauapebas, na semana passada.

A escolha de fazer um pré-lançamento aqui em Belém, no entanto, teve motivos óbvios: a íntima relação do músico com a cidade das mangueiras onde ele morou durante seis intensos anos.

Belém - Há 22 anos na estrada, Nuno iniciou a carreira cantando numa banda de baile, a Fazendo Arte, que se apresentava em diversas casas noturnas de Belém na segunda metade dos anos 1980. Depois de 1991 ele foi para a Alemanha, onde morou por 11 anos, estudou, aprendeu alemão e deu aula de música. 

“Nasci no Rio, mas vim pra cá com meus pais aos 15 anos. Minha história com a música iniciou aqui, quando fiz aulas de Canto Lírico na Fundação Carlos Gomes, com Marina Monarcha, e toquei pela primeira vez no saudoso Maracaibo”, conta Nuno, músico autodidata.

Depois da Alemanha, voltou a Belém. Era início dos anos 2000, mas logo em seguida retornou ao Rio de janeiro, onde está há nove anos e vem cantando na noite, chegando finalmente a este momento da carreira, com a gravação de um CD.

A ligação com a cidade, porém, sempre se manteve forte, o que lhe fez dedicar este trabalho ao cantor e amigo Walter Bandeira, que o inspirou para cantar. “Quando o vi cantando um dia eu disse: quero chegar a este patamar”, lembra o cantor, dono de uma bela voz.

Frejat fez arranjos e muito mais.
Na Hora Certa - Com produção de João Pimentel, o Janjão, também amigo e parceiro de Nuno Neto, o CD traz 12 faixas. A metade é de autoria dos dois. 

Há pérolas como "No dia em que eu vim embora", de Caetano Veloso e Gilberto Gil, coberta por um arranjo livre de Chiquinho Chagas, gravada às pressas num sábado, porque ele (Chiquinho) voltaria no dia seguinte para Londres, onde mora. O resultado foi um arranjo sem preocupação comercial, com um solo tangueado e emocionante do mestre do acordeão.

"Na hora certa", canção pop dele e de Janjão, que abre e dá nome ao disco, arranjada pelo baixista Ney Conceição - que também assina o vistoso arranjo de “Visgo de jaca”, de Rildo Hora e Sérgio Cabral -, dita o ritmo do que vem a seguir.

"Vanessa", outra parceria dos dois, desta vez a partir de letra e fragmento de canção, deixados pelo irmão de Janjão, Pedro, já falecido, traz mais arranjos de Ney Conceição, talvez seja a canção mais interessante do disco. Samba-rock, pop-samba, ritmo brasileiro e universal, que atrai tanto pela letra quanto pela melodia contagiante.

Há ainda “Parceria que segue”, a terceira faixa que traz dueto de Nuno e Mart'nália e "Novela sem atriz", bonito samba para dançar juntinho, com arranjo de Bia Paes Leme. Em "Sei lá", Nuno e Janjão convocam um terceiro parceiro, Frejat, que também assina o arranjo. A música comprova, mais uma vez, a possibilidade do casamento do rock com o samba. Frejat não só topou arranjar a canção, como chamou seus músicos, abriu seu estúdio, produziu a faixa, tocou guitarra, enxertou ideias e virou parceiro.

"Do fundo do coração", lado B de um dos grandes poetas do rock brasileiro dos anos 1980, Júlio Barroso (em parceria com Taciana Barros), vem com arranjo de Dé Palmeira e uma delicada participação da querida cantora Elisa Addor, que dobra as vozes no refrão.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Nuno poderá adquirir o CD que estará sendo vendidos nos dias do show (R$ 20,00). “Em breve também vou colocar no ar meu site, onde estarão as informações de como adquiri-lo”, informa.

Ney Conceição fez a direção musical
Em boa companhia – Nuno está no Pará desde a semana passada, mais exatamente no sudeste do estado, onde ministrou uma oficina de técnicas de canto da I Semana de Oficinas de Música de Parauapebas – SOMP. É claro que na ocasião, ele aproveitou e fez o pré-lançamento do CD por lá.

Coordenada por Ney Conceição, a programação da SOMP contou ainda com oficinas de música ministradas por grandes músicos como Artur Maia (baixo) – músico de Gilberto Gil, considerado pela crítica especializada como um dos melhores baixistas do país e Widor Santiago (sopro) – músico requisitado pela nata de MPB, com participações em discos do Cazuza, Djavan, João Bosco.

Também estavam lá, Hamleto Stamato (teclado), – pianista consagrado, que acompanhou e gravou com Tim Maia, Simone, Lenine, entre outros nomes da música brasileira; Lúcio Vieira (técnica de conjunto), baterista paraense, integrou a Amazonas Jazz Band, gravou com Rita Ribeiro, Leny Andrade, Elba Ramalho e Maria Bethânia; e Robertinho Silva, baterista de renome internacional, que acompanhou Milton Nascimento por 25 anos.

Por aí se vê o quanto Nuno Neto anda e canta bem acompanhado. Mas não só em Parauapebas, além dos arranjos de Frejat e da participação vocal de Mart’nália, o CD, de fato, feito “Na Hora Certa”, foi gravado no Rio de Janeiro e teve outros grandes reforços, como de Rildo Horta e do próprio Ney Conceição, que fez arranjos para três canções do disco e acabou se tornando seu diretor musical.

CD independente - “Fazer este CD foi algo incrível. As coisas foram acontecendo naturalmente e quando vi eu estava rodeado de vários talentos da música brasileira. O Ney apimentou bastante tudo isso e estou muito satisfeito com o resultado”, diz Nuno, que vai do pop ao samba, da balada ao samba-rock, mantendo sempre a mesma competência, com um repertório na maioria das vezes dançante, mas também intimista em algumas faixas.

O CD é independente, mas Nuno pretende levar este trabalho a outras cidades brasileiras. O show pensando para este momento de divulgação traz surpresas, com intervenções do cantor e muita interação com o público, além de duas canções do Rei Roberto Carlos. Nuno pergunta ao público qual é a melhor, a fim de colocar a escolhida pelo gosto popular, no repertório de lançamento.

E Mart'nália, fez um dueta com Nuno
O lançamento oficial será no Rio de Janeiro, no Teatro Tablado, mas a vontade de trazer o show para Belém é enorme. “Quero muito voltar em Belém com toda a banda, somos sete pessoas e quem sabe trazendo Frejat e a Mart’nália”, diz Nuno, sempre com um sorriso no rosto, inclusive quando canta.

Quem perder as apresentações deste final de semana vai ter que ir mais longe depois para vê-lo e ouvi-lo cantar. O músico já tem data para voltar para cá, no início de setembro, quando participará do V Festival de Música de Parauapebas.

Serviço
Show de pré-lançamento do CD “Na Hora Certa”, de Nuno Neto. Nesta sexta, 19 e sábado, 20, a partir das 22h, no Território Lounge Bar (Benjamin Constant, prox. à Av. Nazaré). Participação de Dadadá (Percussão) e dos cantores Juliana Sinimbú, Arthur Espíndola e Renato Rosas. Ingresso: R$ 10,00. Mais informações: 91 8167-8128 ou 91 9226-7420.

Nenhum comentário: