29.8.11

Se Rasgum anuncia bandas das Seletivas em Belém

Otto, na Seletiva do dia 17/09
O júri especializado terá dificuldades em escolher as bandas que preencherão as quatro vagas oferecidas para o Se Rasgum deste ano. As seletivas de Belém acontecerão nos dias 10 e 17 de setembro, com participação da banda Cachorro Grande e Otto, respectivamente, no African Bar.

Foram 100 que se inscreveram e 16 que passaram pelo crivo do jornalista e músico Claudio Darwich; do presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), Talles Lopes; e do diretor do Festival Do Sol (RN), Anderson Foca. 

Durante uma semana, eles mergulharam no trabalho dos inscritos e avaliaram bandas de estilos como o rock, hip hop, carimbó, dub/reggae, pop, samba-rock e a guitarrada. Ficarma no páreo as bandas BR69, Carimbó Cobra Coral, Crisantempo, Juca Culatra; Cristal Reggae, Madalena Roots, Maquine, Projeto Charmoso, Ruwa, Sambiose, Som de Pau Oco, Strobo, The Baudelaires, The Lay, Tranze, V.N. (Vida Noturna) e Vinil Laranja. 

Sambiose
Como vai ser - Cada uma das 16 concorrentes terá 15 minutos para se apresentar, estando sujeita a perda de pontos caso exceda o tempo determinado. A ordem de apresentação das bandas será definida por sorteio. A partir deste ano, a votação do público acontece somente nas noites de apresentações e não mais através da internet.

Além de conquistar os jurados, as bandas terão que batalhar pelos votos do público presente no African Bar, demonstrando não apenas qualidade técnica e musical, mas também uma postura de palco, personalidade e carisma dignos de um grande festival. A participação dos fãs nas Seletivas torna-se ainda mais importante, já que em caso de empate o Voto de Minerva será o do público presente.

Além das vagas para o Festival, a primeira colocada nas Seletivas leva também um pacote de prêmios que inclui a gravação de quatro músicas no estúdio Ná Figueredo; a confecção de marca e arte do álbum pela Libra Design; produção de um ensaio fotográfico; quatro horas de ensaio no Fábrika Estúdio; e a confecção de um release de imprensa profissional.Dividas em duas noites que terão participação, no dia 10 de setembro, da banda gaúcha Cachorro Grande e no dia 17 do pernambucano Otto, as bandas paraenses também vão disputar votos do públicopara faturar as vagas do o VI Festival Se Rasgum.

Juca Culatra
Critérios - As escolhas do júri foram baseadas na originalidade e sonoridades apresentadas pelas bandas, todas autorais, garantindo um grande festival e confirmando o bom momento da música paraense.

Nas seletivas também será feito o lançamento oficial do VI Festival Se Rasgum, que divulgará as atrações nacionais e internacionais deste ano. Marcado para os dias 18, 19 e 20 de novembro, em Belém, o festival conta com patrocínio da Conexão Vivo, através da Lei Semear, e da Petrobrás, através da Lei Rouanet.

Essa é a terceira edição das Seletivas, que desde 2009 dão espaço para novas bandas paraenses se apresentarem em um palco com estrutura profissional e ampla cobertura da imprensa local.

Além de servir como plataforma de acesso ao line-up do Festival Se Rasgum, as Seletivas propõem um espaço de divulgação do trabalho de novos artistas para o público paraense e profissionais do mercado da música, com a participação de grandes nomes dos cenários local e nacional. 46 shows já passaram pelos palcos das Seletivas, além de apresentações memoráveis das convidadas Pata de Elefante (RS), Móveis Coloniais de Acaju (DF) e Mombojó (PE).

A participação maciça de bandas de várias cidades do Pará levou este ano à interiorização da iniciativa, com a realização das primeiras Seletivas em Marabá, no sudeste do estado, dentro da programação do III Rock Rio Tocantins. Dez bandas disputaram duas vagas para o Festival, sagrando-se vencedoras Anticorpus e Pirucaba Jazz.


Serviço
Maquine
Seletivas Se Rasgum 2011, com Cachorro Grande (RS), Otto (PE) e mais 16 bandas paraenses. Dias 10 e 17 de setembro, às 21h, no African Bar.

Ingressos a R$ 40 (passaporte para os dois dias) e R$ 25 por dia (promocional meia-entrada), em dinheiro ou cartão de crédito. Pontos de venda: Ná Figueredo e Quiosque do Shopping Boulevard. Informações: www.serasgum.com.br

Nenhum comentário: