31.8.11

Xumucuís realiza palestra e inaugura a vídeo instalação Authority

Foto de Valério Silveira, na abertura no dia 18/08
A programação acontece nesta quinta-feira, 01 de setembro, no 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, aberto no Museu Casa das Onze Janelas.

"Processos culturais na arte contemporânea", com John Fletcher Custon vai abordar os vários aspectos culturais que tem se destacado e ganhado um foco premente para a pesquisa em torno da arte: o multicultural versus o multiculturalismo, o global versus o local, a comunicação e, no nosso caso mais específico, as organizações híbridas das sociedades na América Latina. 

Em um contexto onde é importante observar como os processos globalizadores criaram e criam mercados mundiais de bens materiais e ideológicos, mensagens e migrantes, Fletcher, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), pretende traçar um panorama sobre determinados aspectos levantados e relevantes para o foco dos estudos culturais, com o intuito de servir de corpus epistemológico para compreender rotas pelas quais a produção artística hoje trafega. 

Obra de Fletcher, exposta no salão
John Fletcher é Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), participante do Grupo de Pesquisa em Crítica e Historiografia da Arte na Amazônia (CHAA). Faz pesquisa em torno de Dialogismo Bakhtiniano, Arte Contemporânea e Processos Culturais. 

O Salão ficará aberto à visitação até o dia 18 de setembro e ainda vai oferecer outras ações a serem divulgadas no decorrer da exposição. Além dos cinco premiados - Flamínio Jallageas (SP), com a obra Platôs (2009), o Grupo Hyenas (RJ), com a video instalação “A Borboleta e o Tigre” (versão HD - 2004 – 2011) e Míriam Duarte (MG/SP),  com “Refletir” (2011), Ricardo O’Nascimento (RJ), com “Authority” (2008 ) e Victor De La Rocque (PA), com“Not Found” (2011) - o salão reúne ainda mais algumas dezenas de obras digitais e obras de artistas convidados como Lúcia Gomes, Armando Queiroz, Keyla Sobral, Melissa Barbery e Roberta Carvalho. 

O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, que ganhou o patrocínio da Oi Futuro, por meio da Lei Semear, do Governo do Estado. Para mais informações e ver a lista completa dos artistas selecionados, acesse: http://xumucuis.wordpress.com/

Ricardo, dirigindo o vídeo Authority
“Authority” - A partir desta quinta-feira já estará disponível à visitação do público também, a obra Authority, que por motivos técnicos não pôde estar na abertura do evento. De autoria de Ricardo O’Nascimento, esta foi uma das obras premiadas do salão. 

Ricardo trabalha como artista e pesquisador independente no campo de nova midias e artes interativas e investiga as relações entre corpo e ambiente com foco no desenvolvimento de dispositivos vestíveis e roupas inteligentes. 

Nesta obra, ele explica que teve um insight depois de uma experiência pessoal. “Eu estava na Europa esperando meus documentos para morar legalmente na Itália. Por causa desse processo tive que ir várias vezes no departamento de imigração. Lá pude perceber como a teoria de poder de Foucault realmente se aplica em nossa sociedade. Vários guardas tratando muito mal as pessoas (imigrantes) e berrando em italiano como se as pessoas fossem surdas quando na verdade elas somente não entendem direito o idioma italiano. Como todo mundo ficava calado diante desse comportamento da maioria dos guardas ali presentes eles se sentiam cada vez mais poderosos. Dessa experiência nasceu a instalação que pode ser visitada na exposição”, explica o artista.

Authority (Autoridade) é uma instalação de vídeo interactiva onde o som é o ferramenta para o arranjo de poder. O público se posta diante da imagem projetada de um policial e ele começa a gritar. Dependendo de sua reação, esta situação pode mudar. Este trabalho foi baseado em pensamentos de Foucault sobre o poder. Michel Foucault descentraliza o poder e argumenta que não operam através de classe, mas através de mecanismos e estratégias. 

O poder, a partir de Michel Foucault
O artista argumenta que o poder deve ser entendido em termos de suas operações, técnicas e ferramentas e não em termos de simplesmente o que é. Em Autoridade a relação de poder é equalizada pelos decibéis vocais de cada pssoa que interagir com a imagem do soldado.

Ricardo começou a trabalhar com arte em 2004, em São Paulo e alguns anos depois foi para a Áustria, onde conclui seu Mestrado em Artes Interativas pela Faculdade de Arte e Design de Linz.

Para ele o salão Xumucuís vem agregar importância à arte digital, fora do eixo Rio-SP-Bh. “A arte digital certamente ainda é pouco divulgada e sofre bastante preconceitos inclusive dentro do meio artístico. A existências de salões e espaços onde esse tipo de manifestação artística pode ser apresentada ao público é fundamental para a divulgação e popularização da arte eletrônica”, finaliza.

Serviço
Palestra "Processos culturais na arte contemporânea", com John Fletcher Custon. Nesta quinta-feira, 01 de setembro, às 19h. I Salão Xumucuís de Arte Digital. Aberto a visitação até 18 de setembro, no Museu Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Cidade Velha - de terça a domingo. Entrada franca. Mais informações: 91 8239.2476.

Nenhum comentário: