5.9.11

Curtas paraenses no festival etnográfico do Recife

Os documentários "Toda Qualidade de Bicho" e "Barcos de Odivelas", ambos filmados no município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, foram selecionados para participarem do III Festival do Filme Etnográfico do Recife, que acontece entre 26 a 29 setembro no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (DERBY).

A organização do festival anuncia o resultado e a programação completa da seleção a partir desta terça-feira, 06, no em seu site. Para a mostra competitiva foram selecionados 18 documentários, entre eles um da França e um do Paraguai. Toda Qualidade de Bicho, dirigido pela jornalista Angela Nelly Gomes e pelo cineasta Cezar Moraes, tem 10 minutos e concorre ao prêmio de Melhor Documentário e Melhor Roteiro.

O documentário mostra o trabalho do Mestre Dorrês, o Seu Antônio dos Reis, o principal artesão que confecciona os bois da manifestação folclórica boi de máscaras, do município de São Caetano de Odivelas, nordeste do estado. Mostra não só o trabalho, mas a história de vida e sabedoria do mestre popular, um dos únicos que domina essa arte, e com mais de 80 anos e com a saúde frágil, enfrenta o dilema de como e para quem deixar o legado.

Mestre Dorrêis
Barcos - Já o filme Barcos de Odivelas foi selecionado para Mostra Paralela não competitiva intitulada "Comunidades Tradicionais e Identidades". 

O curta, de 14 minutos, que também é dos mesmos diretores do "Toda qualidade de bichos", mostra o trabalho dos carpinteiros e calafates que preparam os barcos dos pescadores do município. São artesãos que aprenderam o ofício ainda na infância com os pais e desenvolvem uma atividade importante para a população local. Mas o ofcício vem encontrando resistência como profissão entre as novas gerações. 

O documentário é resultado das oficinas de audiovisual do projeto Olhar Odivelas, contemplado com o Prêmio Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, no qual a diretora Angela Gomes foi selecionada. 

O projeto foi executado de janeiro a abril de 2011, no Ponto de Cultura Boi de Máscaras, em São Caetano. Todo o processo de criação e desenvolvimento do documentário é um trabalho coletivo dos participantes do projeto, que são jovens moradores do município e atendidos pelas atividades do Ponto de Cultura.

A equipe com Dorrêis e Bruno Assis, que fez a fotografia
O Festival  - O Festival do Filme Etnográfico do Recife tem por objetivo premiar produções cinematográficas e videográficas, que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos sob temáticas de interesse antropológico. 

Serão premiados o melhor filme etnográfico e o melhor documentário. Haverá também uma premiação especial do júri popular. O festival é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco.

Serviço
Veja a programação completa e todos os selecionados para o festival, a partir desta terça-feira, no site do evento. Mais informações com Angela Gomes: (91) 9204-1833.

Nenhum comentário: