20.9.11

Doc finalizado retorna para exibição no Marajó

Filmado junto à população marajoara o documentário "Expedição Viva Marajó" será apresentado em todo o arquipélago, a partir do dia 24 de setembro.

Foram dois meses de trabalho pelos municípios que compões o arquipélago marajoara, fechando uma produção de 54 minutos. Agora, com iniciativa interessante e necessária, a equipe retorna com o filme pronto para ser mostrado a toda a população.  Dirigido por Regina Jehá, da Lauper Films, para o Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, e patrocinado pelo Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, o documentário foi  lançado em Belém, ainda no mês de agosto. 

Durante o lançamento itinerante, muitos terão a oportunidade de assistir ao cinema em tela grande, pela primeira vez na vida, em sessões gratuitas e realizadas em ambientes especialmente produzidos para exibições públicas, como praças, ginásios, escolas e inclusive, para manter a aura mágica do cinema, a pipoca também está garantida.

Exibir o Expedição Viva Marajó em todas as sedes dos municípios marajoaras faz parte do conjunto de ações de devolução dos resultados do Programa Viva Marajó às comunidades e àqueles que contribuíram com suas histórias de vida para a construção do documentário, que é mais uma ferramenta de mobilização social na discussão da melhoria da qualidade de vida local - daí a escolha da linguagem visual, de rápida compreensão.

Roteiro - Breves será a primeira cidade marajoara a receber o filme. Depois, viajando por rios, igarapés, lagos, terras e ar, a aventura de lançamento do Expedição Viva Marajó aportará em Breves, Melgaço, Portel e Bagre; seguidos por Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras. Chaves, Afuá, Anajás e Gurupá compõem o terceiro polo de apresentação do filme e ainda Muaná, São Sebastião da Cachoeira e Curralinho, que encerram o ciclo do lançamento, previsto para acabar em 15 de novembro.

Assim, milhares de pessoas terão a oportunidade de ver o que foi produzido em tempo recorde (dois meses entre o início da pesquisa e a finalização dos 54 minutos), realizado em ambientes e cotidianos diferentes da região, como a zona costeira; as regiões de floresta; o preparo da pesca; o manejo de peixes e quelônios; ribeirinhos e suas tradições de extrativismo. Tudo é apresentado e narrado pelo próprio marajoara, que ao falar de si, encanta e leva à reflexão sobre os marcantes contrastes entre a riqueza natural e a pobreza histórica, impostas ao ser humano.

O Expedição Viva Marajó tem direção musical e trilha de Egberto Gismonti, criada a partir do canto de pajelança Caruana, e fotografia e câmera de Emerson Bueno. O filme vem participando de festivais internacionais, como o Festival International de Films "Pêcheurs du Monde"; o 6º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo; o 9th F Ischia Film Festival., at the section: Documentaries out of the Competition e o 24 FIPA - Festival International de Programmes Audiovisuelles - Panorama da Criação Internacional.

Nenhum comentário: