19.9.11

Leonardo Brant no "Espaços Compartilhados"

O produtor, em entrevista ao Zoom da Tv Cultura (SP)
O bate papo acontecerá amanhã com participação do diretor e produtor cultural Leonardo Brant, idealizador e coordenador do programa Empreendedores Criativos, o primeiro reality show colaborativo do Brasil e editor do site Cultura e Mercado, o mais influente do setor cultural no Brasil.

Nesta primeira palestra, o projeto Espaços Compartilhados traz Leonardo Brant, que falará sobre Mercado Cultural no Brasil. Ele, que desde 2006 vem produzindo curta-metragens, webcasts e programas de webTV, já realizou também um longa-metragem e um documentário, sempre sobre temas relacionados à pesquisa no campo cultural, como "Os Quatro Elementos em Si ou o Guru Selvagem", estrelado por Jorge Mautner e dirigido por André Martinez e ainda "Metii Enkare" e "Pequena Serenata Diurna", gravados no Quênia.

Em "Jardins de Clarice", o diretor se inspirou na obra de Clarice Lispector. No documentário Ctrl-V, uma videopesquisa, ele aborda as relações de poder da indústria audiovisual hegemônica, seus efeitos sobre as culturas locais e o fenômeno da convergência.

Como produtor e pesquisador cultural, Brant atua no planejamento e desenvolvimento de ações culturais em ambiente empresarial. Entre as empresas já atendidas por ele estão Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale e Vivo. Além disso ele também já presidiu duas edições do Fórum de Cultura e Cidadania Corporativa, com presença de inúmeros empresários do setor e do ex-ministro Gilberto Gil.

Com forte presença nas redes sociais e culturais, é consultor nas áreas de mídia e convergência, trabalhando para empresas digitais como iG (Internet Group) e Starmedia, e mídias tradicionais, como Rede Bandeirantes, TV Cultura e ESPN, entre outras. Foi diretor da revista Imprensa.

Em 2000 e 2003 fundou o Instituto Pensarte, em prol da articulação e fortalecimento do setor cultural no Brasil. Criou e coordenou o Projeto Asa, oficina de arte e tecnologia voltada para crianças e jovens de baixa renda que já atendeu mais de 5 mil crianças desde 2001, além de um Centro de Estudos especializado no assunto e a revista eletrônica ArteCidadania, publicada entre 2003 e 2006.

Com o objetivo de fomentar o pensamento estético contemporâneo, o projeto Espaços Compartilhados, a cada mês, abordará um tema central sobre arte e temas correlatos por meio de diálogos entre artistas, especialistas em arte e o público interessado.

Serviço
Palestra com Leonardo Brant, nesta terça-feira, 20, a partir ds 19h, no Instituto de Artes do Pará (ao lado da Basílica de Nazaré). Entrada franca.

Nenhum comentário: