27.9.11

Mais três coletivos de DJs na Balck Soul Samba

A galera da Black Soul Samba não dorme em serviço. A semana só começou e já está na rua a divulgação da festa que rola todo final de semana no bar Palafita. E tá certo. Com tantas opções nas noites de sexta-feira é bom já espalhar a notícia, que desta vez anuncia a presença de mais três coletivos de DJs, que leverão MCs para complementar seus sets, além dos Djs residentes Eddie Pereira, Fernando Wanzeler, Uirá Seidl, Homero da Cuíca e Kauê Almeida.

O mês parece que foi maior. Teve cinco sextas-feiras, mas a Black foi implacável. Começou setembro em sintonia com os ritmos africanos, trazendo o grupo Batükéh. Na semana seguinte, meteu lambada, carimbó e lundu com pitada de ska e rock ‘n roll, apresentando o show contagiante do “Metaleiras da Amazônia”.

Depois rasgou a SEDA pro pessoal do audiovisual, que levou para o Palafita shows circenses, intervenções de vídeo, performances e exposição fotográfica. E na semana passada homenageou o grande e inesquecível Tim Maia. A festa intitulada “Racional” teve show de Roguesi, marcando assim os 69 anos de vida que o cantor faria este mês. Que saudade!

O que virá em outubro, mês de Círo de Nazaré... Mas agora atentos. É hora de dançar mais dub, groove, afrobeat e música brasileira nesta sexta derradeira de setembro, com a presença dos coletivos de DJs convidados Kizomba Groove (Castanhal) e do 3º Mundo e Rui Montalvão do Coletivo Rádio Cipó, ambos de Belém.

Formado em 2010, o Coletivo 3º Mundo, tem organizado festas voltadas para o “Dub, Rocksteady e Groove Jamaicano”, estilos oriundos da Jamaica, no final da década de 60 e que inicialmente era apenas uma forma de remix de músicas reggae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e se valorizavam o baixo e a bateria. Outras vezes se incluía efeitos sonoros como tiros, sons de animais, sirenes de polícia, etc.

O que se chamou remix teve, na verdade, suas bases usadas posteriormente em todos os estilos de música eletrônica moderna, inclusive o rap, que teve sua criação diretamente ligada ao dub. Isso, quando Jamaicanos migraram para os EUA e divulgaram a técnica. Hoje em dia o dub é considerado um estilo musical. 

Rato Boy acima, em plena atividade no RC
Rui Montalvão traz hip hop e soul para a pista da Black. Vocalista do Coletivo Rádio Cipó (RC) e radialista, o DJ que é mais conhecido como Rato Boy promete apresentar as novas gerações da música brasileira.

O Kizomba Groove, coletivo vindo de Castanhal, atua na cena desde o início de 2010, e também tem forte ligação com o dub, além do afrobeat nigeriano e da funky music norte americana do final dos anos 60 e início dos 70.

“Os coletivos de Dj´s que organizam e produzem festas e eventos culturais têm um importante papel no fortalecimento da cena musical da cidade, pois abrem portas para dezenas de bandas, novas e antigas, mostrarem seus trabalhos. Essa simbiose tem sido marcante no atual momento da cena musical paraense e tende bastante a se fortalecer mais”, diz Uirá Seidl.

Serviço
Black Soul Samba convida DJs Rui Montalvão, Kizoomba Groove e 3º Mundo. Nesta Sexta, 30 de setembro, a partir das 21h. No Bar Palafita - Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer da Casa das 11 Janelas. Ingresso: R$ 10,00 (metade para as 50 primeiras pessoas). Informações: (91)

Nenhum comentário: