16.9.11

Neste sábado tem festival de arte e cultura na rua

Coletivo Casa Preta (foto: Divulgação)
Não é exatamente o que se poderia pensar, como um festival Hip Hop. É também e muito mais. Reunindo as mais diversas linguagens artísticas, como música, teatro, poesia, fotografia, cinema e artesanato, a cidade recebe neste sábado o Cultura na Rua, evento que pretende valorizar a produção cultural de Belém. Tudo na Praça da Bandeira, bem no centro comercial da cidade.

A programação é vasta e inicia às duas da tarde. O objetivo  é ocupar os espaços públicos do centro histórico de Belém, com atividades voltadas para a valorização da arte, da cultura e da educação. 

A opção pela Praça Saldanha Marinho, mais conhecida como Praça da Bandeira, para sediar a primeira edição do festival, deu-se, de acordo com a coordenação do evento, deve-se à sua excelente localização e fluxo de pessoas. "Além de todo background histórico do local, que abriga um dos mais antigos colégios de Belém: o Paes de Carvalho, a praça possui um amplo, bem arborizado e agradável espaço”, concluiu a Narjara Oliveria.

Improvídeo (foto: Divulgação)
Idealizado por ela, pelo músico e escritor Pedro Vianna e pelo fotógrafo e vídeo-maker Diogo Vianna, o festival tem caráter itinerante e pretende levar esse formato de evento para outras praças e espaços públicos da cidade, dando preferência às áreas do centro histórico e comercial.

A ideia é que esta iniciativa venha se somar a outras já estabelecidas nestas áreas como a Associação Fotoativa, o Grupo Cuíra, o Casarão dos Bonecos, o Espaço Cultural Corredor da Amazônia, o Casarão Cultural Floresta Sonora e o Centro Cultural Solar da Campina, garantidno à comunidade do entorno e demais interessados acesso à uma parcela da produção cultural e artística de Belém, de forma gratuita. 

Entre as atrações confirmadas na área musical estão os DJ`s Stefan Souza, Prisco, o Coletivo Casa Preta, a banda Os Feministas e o Bloco da Canalha. Os fotográfos Diogo Vianna, Ulisses Parente e Márcio Monteiro apresentarão uma mostra coletiva de seus trabalhos. Na literatura, o Movimento Extremo Norte vai comparecer com um varal de poesias e o poeta Tchello d' Barros apresentará uma instalação poética chamada: Ideogramas Ocidentais.

Drika Chagas (foto: Diogo Vianna)
 A artista visual Drika Chagas também fará interferências em grafite no ambiente do festival. Diversas performances teatrais também acontecerão do dia do evento. À noite acontecem a Mostra de Cinema Mekaron e as interferências do coletivo Improvídeo. 

O Ônibus Brinquedoteca/Biblioteca da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves vai fazera festa da criançada com teatro de fantoches, contação de estórias, roda de leitura e brincadeiras. 

E além de tudo isso ainda haverá feirinha de artesanato, comidas regionais e demonstrações do Exército do Brasil. Uma verdadeira maratona cultural. É só cheegar e participar.




PROGRAMAÇÃO
Apartir das 14:00h

+ Instalação Poética
Ideogramas Ocidentais (Tchello D' Barros)

+ Instalação Fotográfica
- Diogo Vianna
- Ulisses Parente
- Marcio Monteiro

+ Varal De Poesia
- Extremo Norte

+ Arte Bazar
- Quiosque Multilinguagem (Corredor da Amazônia)
- Casarão Floresta Sonora
- Garfo e Faca

+ Onibus Brinquedoteca / Biblioteca - Centur
- Teatro de Fantoche
- Contação de Estória
- Roda de Leitura
- Visitação ao acervo
- Brincadeiras

+Feirinha de Artesanato

Às 16h -  Oficina de Mangá
Paga na hora R$10. limite 20 pessoas
reservas asendaprod@hotmail.com

A partir das 17:00h

+DJS
-Stefan
-Prisco
-Coletivo Casa Preta

Intervenção Urbana
- Drika Chagas
+ Fila de Poesia
( Sessão Poemática "Corredor da Amazônia)
+ Performances Teatrais
- " A Mala" - Kron Keshin e Day Jennings
- Qualquer Qoletivo
- Poema ao Pé Do Ouvido
- Kron Keshin E Josiane Nascimento

Apartir das 19:00h

- Mostra de Cinema Mekaron Filmes
- Improvídeo
- Banda “Os Feministas”
- Bloco Da Canalha ( à confirmar)

Serviço
Festival Cultura na Rua. Na Praça da Bandeira (Rua João Diogo – Comércio). Neste sábado, 17, das 14h às 21h. Entrada franca.

Nenhum comentário: