8.9.11

Xumucuís abre inscrição para três workshops

"Pascoal", de Ruma
Com visitação até o próximo dia 18 de setembro, no Museu Casa das Onze Janelas, o 1º Salão Xumucuís de Arte Digital está com as inscrições abertas para os workshops oferecidos gratuitamente ao público pelo projeto, que ganhou patrocínio do Instituto Oi, por meio da Lei Semear do Governo do Estado.

O primeiro workshop acontece nos dias 13 e 15 de setembro. “Audiovisual em Mídias Digitais” será ministrado por Homero Flávio Fortunato, roteirista e diretor de cinema, especialista em trabalhos de mídia digital.

Em 2002 sagrou-se vencedor do 1º Festival Filmes do Minuto (júri popular e oficial) com o curta “O Xis”. No ano seguinte realizou outros trabalhos: “Bala Perdida” e “A Primeira Idéia”, este premiado em terceiro lugar, concorrendo com outros 103 filmes no Festival Um Amazonas.

Nos dias 14 e 16 de setembro acontecerão mais dois workshops. Pela manhã, das 09h às 12h, o artista plástico Ruma Albuquerque ministra “Gravura digital” e à tarde, das 16h às 19h, é a vez de Valério Silveira que irá ministrar o workshop “Fotografia e a Pintura Digital”.

"Fábula", de Valério Silveira
Formado em Arquitetura pela UFPA, Ruma tem pós-graduação em Marketing pela FGV/Ideal, Belém-PA e cursou a Escola de Artes Visuais no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Participa, desde 1979, de Salões e coletivas no Brasil (PA/RJ/SP/MG/AM/BA) e exterior (Portugal e Alemanha), incluindo o Projeto Macunaíma FUNARTE/RJ e Evidências, na Kunsthaus, Wiesbaden-Alemanha.

Valério é formado em Artes com Habilitação em Desenho. Durante o período de 1990 a 2002, fez uma série de exposições individuais e coletivas, mas com as técnicas desenho e pintura. 

De 2005 pra cá, utiliza a fotografia e seus desdobramentos tecnológicos, sempre de algum modo fazendo uso da manipulação digital. Faz parte do grupo de instrutores da Fotoativa e curso mestrado no ICED/UFPA, tendo como objeto de pesquisa a fotografia de infância da primeira metade do século XX em Belém do Pará.

Serviço
Workshops do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital. Inscrições e informações em xumucuis@gmail.com. Outras informações: 91 8239.2476.

Nenhum comentário: